Luciano Oliveira - [email protected]

Ministério da Pesca enviará técnicos para elaboração de proposta de consolidação do Polo Atuneiro da Costa Branca

00No final de 2014 Betinho Rosado e Souza (à dir.) foram ao Ministério da Pesca apresentar o pleito (Foto: Divulgação)

Iniciativa do ex-deputado Betinho Rosado (PP), que juntamente com o deputado estadual Souza Neto (PHS) levou o assunto ao Ministério da Pesca, em 2014, a criação do Polo Atuneiro da Costa Branca recebeu aceno positivo do ministro da Pesca, Helder Barbalho, que informou que o Governo Federal quer ampliar a produção do atum em regiões como o litoral potiguar.

Foi o que ouviu do próprio Helder Barbalho, o deputado federal Beto Rosado (PP), que foi ao ministro da Pesca pedir o apoio do órgão para a consolidação de um polo pesqueiro de atum na região da Costa Branca do Estado.

A sugestão do deputado Souza Neto é que o polo seja sediado em Areia Branca, município que, de acordo com levantamento realizado junto aos produtores, produz anualmente 10 mil toneladas de atum. Essa produção poderia ser alavancada com mais investimentos do governo.

O deputado Beto Rosado saiu satisfeito da audiência porque recebeu do ministro a informação de que o Governo Federal quer ampliar a produção do atum em regiões como o litoral potiguar. “Até porque o Brasil ainda não atingiu a sua cota de exploração da pesca do atum. Estamos explorando apenas 8% dos 15% permitidos. Então, dentro de uma perspectiva de investimento, de incentivo à pesca, o Polo Costa Branca está inserido nesse projeto do ministério”, disse o ministro.

Segundo o ministro, o Rio Grande do Norte é um Estado estratégico no plano de fortalecimento da exploração do atum. “O polo, sem dúvida, deve ser fortalecido para garantir a ampliação da produção. Ao receber essa reivindicação do deputado, deliberamos a presença de técnicos do ministério, tanto da área da infraestrutura quanto da área do ordenamento da pesca. Tenho certeza de que haveremos de garantir mais exploração e infraestrutura para esse e outros polos no litoral do Rio Grande do Norte”, afirmou Helder Barbalho.

Setor movimenta R$ 150 milhões 

0Ministro Helder Barbalho repassou informações animadoras ao deputado Beto Rosado (Foto: Eduardo Colin)

Atualmente, cerca de 50 embarcações são responsáveis pela exploração do atum no município de Areia Branca. Cada uma dessas embarcações tem capacidade para pescar entre 8 e 15 toneladas, a cada viagem. Por ano, cada barco realiza uma média de 11 viagens, permanecendo 20 dias no mar.

Considerando que a produção é de dez mil toneladas de atum a cada ano e que a média do valor do quilo para o consumidor final é de RS 15,00, a exploração do atum movimenta na Costa Branca cerca de R$ 150 milhões anualmente. Isso representa aproximadamente 20% do que é produzido no setor salineiro, logo, é uma atividade importante da economia local.

Para o deputado Beto Rosado, com o apoio do Ministério da Pesca, essa produção poderá ser incrementada, elevando consideravelmente esses números. “Precisamos de investimento em armazenagem, qualificação dos pescadores e na modernização das embarcações, com mais financiamentos.”

“Também existe a necessidade de uma empresa local que fabrique gelo, pois o gelo disponível hoje para os pescadores é caro e insuficiente. Cada embarcação vai para o mar com cerca de dez mil toneladas de gelo para armazenar o pescado. Uma fábrica local baratearia muito essa etapa da exploração”, destacou o deputado.

Beto Rosado informou que nas próximas semanas uma equipe do Ministério da Pesca chegará ao Estado para avaliar todas essas necessidades e elaborar uma proposta de consolidação do polo atuneiro na Costa Branca. O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca e a Colônia de Pescadores. (Com informações Gazeta do Oeste).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade