Luciano Oliveira - [email protected]

Michelle Bolsonaro discursou no plenário da Câmara — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Michelle Bolsonaro promete apoio a pacientes com doenças raras

Michelle Bolsonaro discursou no plenário da Câmara (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Em sessão solene na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27, a primeira-dama Michelle Bolsonaro prometeu apoio a pacientes com doenças raras.

A sessão no plenário foi em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no último dia do mês de fevereiro. A data é lembrada em dezenas de países.

“Quero dedicar os meus esforços de conscientização não só a todas as pessoas afetadas por enfermidades raras, mas também aos agentes de saúde, às instituições sociais e aos familiares que corajosamente todos os dias lutando pelo avanço desta causa. Contem com o meu apoio, pois essa é a minha luta”, afirmou Michelle da tribuna.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros são atingidos por algum tipo de doença rara – a maior parte de origem genética.

O Ministério da Saúde considera rara toda doença que afeta até 65 pessoas a cada cem mil indivíduos. De acordo com a pasta, estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes de doença rara em todo o mundo.

A primeira-dama afirmou que o fato de as doenças e as síndromes raras afetarem um pequeno percentual da população “não pode ser justificativa para que esses pacientes deixem de receber a atenção necessária das políticas públicas, das indústrias farmacêuticas, dos pesquisadores, dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo”.

Cercada de seguranças, Michelle chegou e saiu sem falar com a imprensa. No plenário, foi tietada e tirou fotos com pessoas que acompanhavam a sessão solene. (Com informações G1 – Brasília).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade