Luciano Oliveira - [email protected]

Lixo jogado próximo ao tambor destinado ao descarte correto do lixo na praia

Menos de 24 horas da operação de limpeza, praia de Upanema amanhece suja e com lixo jogado próximo às lixeiras

Sujeira próxima ao tambor destinado ao descarte correto do lixo na praia

Em menos de 24 horas da operação de limpeza realizada em Upanema, a praia amanheceu bastante suja na manhã desta segunda-feira, 7, com descarte de lixo a pouco metros das lixeiras públicas e, em alguns casos, ao lado de lixeiras tanto as plásticas quanto a de alvenaria construída ao longo do novo calçadão.

O descarte incorreto do lixo na praia interfere diretamente no ecossistema marinho. A contaminação dos oceanos é responsável pela morte de cerca de 100 mil animais todos os anos.

O lixo foi encontrado próximo à sede do Projeto Cetáceos da Costa Branca que trabalha no resgate e tratamento de animais marinhos vítimas de acidentes, como a ingestão de plásticos.

Existem ainda as partículas de plástico com menos de cinco milímetros, denominadas de “microplásticos”, que podem ser ingeridas por peixes, aves, tartarugas e mamíferos marinhos, em muitos casos, entram na cadeia alimentar do homem, quando se alimenta de frutos do mar.

Além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida dos banhistas, que podem se ferir com determinados objetos. A sujeira reduz a balneabilidade, que é o índice usado para verificar a qualidade da água destinada à recreação. Desse modo, ela pode se tornar imprópria para o banho, podendo gerar contaminação por doenças de pele.

Os prejuízos afetam ainda a economia do município, que precisa aumentar as despesas com a limpeza.

A população desconhece, mas as causas de muitos problemas, como alagamentos na cidade, começam com o lixo jogado nas ruas que entope as bocas de lobo, conhecidas como bueiros. Durante a desobstrução é comum encontrar plásticos, garrafas, embalagens, sacolas plásticas e materiais diversos.

“É importante nos conscientizarmos de que lugar do lixo é no lixo. Sem esse cuidado e respeito, teremos sempre sujeira em nossa cidade e nosso meio ambiente pode ser afetado drasticamente. Que herança vamos deixar para os nossos netos?”, indagou a gerente de Gestão Ambiental, Gabriela Cynara.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade