Luciano Oliveira - [email protected]

Médicos do RN farão parada de advertência com possibilidade de deflagração de greve

Os médicos do Rio Grande do Norte têm encabeçado uma grande luta diante dos governantes ao reivindicar para a categoria o piso salarial indicado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Recentemente foi iniciada a campanha “Eu quero o Piso Fenam” para que os médicos passem a conhecer as reivindicações e integrar o movimento.

Medicos-greveMédicos vão cruzar os braços em greve de advertência

O valor proposto pela Fenam, entidade que congrega todos os Sindicatos da categoria no Brasil, para o piso salarial dos médicos em uma jornada de trabalho semanal de 20 horas é de R$ 9.813,00. O novo piso passou a vigorar em 1º de janeiro deste ano e serve como referência para orientar as negociações coletivas de trabalho nas bases dos sindicatos médicos de todo o País.

O valor é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2011, de 6,08%, e é apoiado nas deliberações do XI ENEM (Encontro Nacional das Entidades Médicas).

Paralisação

No dia 25 de abril, os médicos de todo o Brasil que trabalham com os planos de saúde realizam uma paralisação de advertência de 24 horas. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos.

No Rio Grande do Norte, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do Estado e do município de Natal, indicativo retirado nas últimas assembleias acontecidas no Sinmed e que integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam”.

Durante 24 horas devem ser paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do Estado. Além da paralisação, haverá um ato público às 10h, na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, em Natal. E à noite, às 19h uma assembleia de avaliação deverá avaliar a possibilidade de deflagração de greve. (Com informações da Federação dos Municípios do RN – Femurn).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade