Os médicos do Rio Grande do Norte têm encabeçado uma grande luta diante dos governantes ao reivindicar para a categoria o piso salarial indicado pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Recentemente foi iniciada a campanha “Eu quero o Piso Fenam” para que os médicos passem a conhecer as reivindicações e integrar o movimento.
Médicos vão cruzar os braços em greve de advertência
O valor proposto pela Fenam, entidade que congrega todos os Sindicatos da categoria no Brasil, para o piso salarial dos médicos em uma jornada de trabalho semanal de 20 horas é de R$ 9.813,00. O novo piso passou a vigorar em 1º de janeiro deste ano e serve como referência para orientar as negociações coletivas de trabalho nas bases dos sindicatos médicos de todo o País.
O valor é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 2011, de 6,08%, e é apoiado nas deliberações do XI ENEM (Encontro Nacional das Entidades Médicas).
Paralisação
No dia 25 de abril, os médicos de todo o Brasil que trabalham com os planos de saúde realizam uma paralisação de advertência de 24 horas. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos.
No Rio Grande do Norte, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do Estado e do município de Natal, indicativo retirado nas últimas assembleias acontecidas no Sinmed e que integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam”.
Durante 24 horas devem ser paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do Estado. Além da paralisação, haverá um ato público às 10h, na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, em Natal. E à noite, às 19h uma assembleia de avaliação deverá avaliar a possibilidade de deflagração de greve. (Com informações da Federação dos Municípios do RN – Femurn).