Luciano Oliveira - [email protected]

Médica cubana inicia atividades amanhã atuando na Estratégia Saúde da família na UBS de Pedrinhas e nas comunidades adjacentes

LUANA BRUNO E A MÉDICA CUBANA MARTHA FAJARDOO município de Areia Branca foi contemplado com um médico do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Trata-se da médica cubana Martha Hechavarria Fajardo, que chegou na sexta-feira, 6, e já a partir desta terça-feira, 10, estará sendo apresentada aos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pedrinhas, onde atuará na Estratégia Saúde da Família (ESF).

A médica Martha Fajardo, que deverá permanecer no município por cerca de três anos, foi recebida pela prefeita Luana Bruno (PMDB) e pela coordenadora-administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Jacinta Campos Pedrosa. Depois de ficar a par da sistemática de atendimento nas unidades de saúde locais, a cubana falou da sua experiência profissional em seu país e em outras localidades conde trabalhou, inclusive na Venezuela, desenvolvendo a medicina  domiciliar, que consiste no atendimento casa a casa, método que poderá ser adotado neste município.

Prefeita Luana Bruno deu as boas vindas à Dra. Martha Fajardo, de Cuba (Foto/Reprodução: Jailton Rodrigues) 

A vinda de médicos cubanos para Areia Branca não é novidade. Na primeira gestão do então prefeito José Bruno Filho (PMDB), que iniciou em 1997, ele foi a Cuba conhecer a metodologia de trabalho dos profissionais da Medicina daquele país. Essa viagem resultou na vinda de dois médicos cubanos, na época, tendo sido uma experiência positiva.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Calazans Duarte, a médica cubana atenderá por meio do ESF às comunidades e assentamentos da territorialidade de Pedrinhas, já que ela tem muita experiência nesse tipo de trabalho de campo, levando assistência médica às famílias.

O secretário acrescentou que o município se inscreveu no Ministério da Saúde para receber dois médicos do Programa “Mais Médicos”, mas só enviaram a médica Martha Farjardo até o momento. Mesmo assim, a vinda da profissional dará um reforço substancial no atendimento em Pedrinhas e nas localidades que pertencem àquele território.JACINTA E MÉDICA CUBANACoordenadora da Secretaria de Saúde, Jacinta Pedrosa, Dra. Martha Fajardo, e o secretário de Saúde Ricardo Calazans, hoje pela manhã, nos acertos finais para a profissional iniciar as atividades amanhã (Foto: Erivan Silva)  

Para a prefeita Luana Bruno, a chegada da médica cubana é parte da estratégia adotada pela sua gestão visando ampliar o atendimento à população que precisa do setor público de saúde. “A saúde em nosso município tem sido uma das prioridades de nossa administração. Em quase um ano frente à Prefeitura de Areia Branca realizamos uma série de investimentos e melhorias no setor, visando oferecer uma saúde de qualidade a toda a nossa população”, destaca a gestora.

O programa “Mais Médicos” é desenvolvido por meio de parceria firmada entre o Governo Federal, via Ministério da Saúde, que fica responsável pelo pagamento do salário do profissional e o município que dará auxilio a moradia e alimentação.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade