Após uma primeira fase tranquila, que contou com duas goleadas sobre China e Suécia, a seleção feminina de futebol fez seu jogo mais difícil na Olimpíada nessa sexta-feira, 12. Mas com muito sofrimento, o time arrancou uma vitória nos pênaltis sobre a Austrália no Mineirão e avançou à semifinal. De quebra, o triunfo serviu como revanche, já que as australianas eliminaram o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2015.
Empurrada pela torcida, a seleção pressionou e dominou as ações ofensivas, mas pecou na pontaria. Foram várias chances claras de gol desperdiçadas nos 90 minutos. O sufoco continuou no tempo extra (prorrogação) e o Brasil só conseguiu balançar a rede nos pênaltis. A craque Marta perdeu sua cobrança, mas defesas da goleira Bárbara em chutes de Gorry e Kennedy garantiram a vitória por 7 a 6.
Classificado, o Brasil enfrenta na semifinal a Suécia, adversário que já foi atropelado por 5 a 1 na primeira fase. O jogo acontece às 13h (de Brasília) da próxima terça-feira, 16, no Maracanã. (Com informações do UOL, em São Paulo).