Márcia Maia diz que falta de políticas públicas para combater a violência (Foto: Eduardo Maia)
A deputada Márcia Maia (PSB) fez um pronunciamento sobre o aumento da violência no País e especificamente no RN. Na sessão plenária de ontem, 11, a deputada citou dados do Mapa da Violência e também do Relatório Global sobre a Prevenção da Violência, da ONU, divulgado esta semana.
O relatório da ONU coletou dados de 133 países. A pesquisa incluiu o Brasil, atingindo cerca de 6,1 bilhões de pessoas, representando 88% da população do mundo, no ano de 2012 e será entregue aos governos de cada país para ajudar a identificar as lacunas existentes e incentivar e orientar a implementação de ações.
Com relação ao RN, os dados já divulgados anteriormente pelo IBGE apontam que o Estado lidera o ranking de mortalidade de jovens entre 15 e 24 anos. “O RN tem mais mortes de causa violente nesse perfil. Estamos no topo das mortes violentas entre os jovens, à frente da Bahia e de Sergipe”, afirmou Márcia Maia.
A parlamentar disse que o RN protagoniza um “verdadeiro banho de sangue diário” e teceu críticas à atual administração: “Em nenhuma gestão foi dessa forma. Somos protagonistas de uma crise, mas não é justificativa para que fiquemos inertes. Além disso, aqui é o contrário do restante do mundo, que está reduzindo seus índices”.
Márcia Maia disse que o combate à violência não se faz somente com uma polícia eficiente, mas a partir de políticas públicas. “As políticas públicas, em áreas como a educação, cultura, esporte e assistência social, que poderiam evitar tantas mortes, estão tendo um descaso imenso do atual governo”, afirmou.