Luciano Oliveira - [email protected]

Atos foram convocados em diversas cidades, como São Paulo e Rio (Foto: Letycia Bond/Agência Brasil)

Manifestantes vão às ruas em diversas cidades pelo fim da escala de trabalho 6×1

Manifestantes realizaram atos nesta sexta-feira, 15, em diversas cidades pelo fim da escala de seis dias de trabalho e um dia de folga (6×1). Foram convocados atos em São Paulo, Brasília, Manaus, Fortaleza, no Rio de Janeiro e no Recife.

O tema ganhou repercussão nesta semana em razão da proposta de emenda à Constituição Federal (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil.

Os atos foram convocados pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que tem mobilizado as redes sociais a favor da PEC. Em petição online, o movimento já reuniu quase 3 milhões de assinaturas a favor da mudança.

No Rio de Janeiro, manifestantes reúnem-se em protesto pelo fim da jornada de trabalho 6×1, na Cinelândia (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A proposta de emenda constitucional foi elaborada na causa defendida pelo VAT, que a jornada de trabalho no Brasil, 6×1 é uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores, além de impedir o convívio dos trabalhadores com a família e amigos e a prática de atividades físicas, de lazer ou estudo.

São necessárias 171 assinaturas para a PEC começar a tramitar na Câmara. E para ser aprovada, precisa do voto de 308 dos 513 parlamentares, em dois turnos de votação.

Brasília – Ato em defesa do fim da jornada 6×1, na Rodoviária do Plano Piloto (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Com a pressão social, cresceu, no intervalo de uma semana, de 60 para 134 o total de deputados que assinaram a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e 4 dias de trabalho por semana no Brasil, acabando com a escalada de 6 por 1.

Ao menos outras duas PEC tratam da redução de jornada no Congresso Nacional, mas não acabam com a jornada 6 por 1, que é a principal demanda do VAT.

Com informações Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade