Luciano Oliveira - [email protected]

a Rainha de bateria Viviane Araújo brilhou no desfile da escola (Foto: Anderson Baltar - CarnaUOL)

Mancha Verde é a campeã do Carnaval de São Paulo pela primeira vez

A Rainha de bateria Viviane Araújo brilhou no desfile da escola (Foto: Anderson Baltar/UOL)

A Mancha Verde é a grande campeã do Carnaval 2019 de São Paulo. É o primeiro título da escola. Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas. A apuração das notas aconteceu na tarde desta terça-feira, 5, diretamente do Sambódromo do Anhembi.

A escola levou o troféu com desfile sobre a princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, e discutiu escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa na avenida.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Mancha. Atribuição [da vitória] é para todos nós. E graças a Deus o presidente [Paulo Serdan] teve cabeça fria e trouxe o Jorge Freitas [carnavalesco da escola]. Parabéns, Jorge!”, comemorou o vice-presidente da escola, Rogério Carneiro.

Integrantes da Mancha Verde comemoram título de campeã (Foto: Celso Tavares/G1)

Em seu primeiro ano na Mancha Verde, após títulos na Gaviões da Fiel, na Rosas de Ouro e na Império de Casa Verde, o carnavalesco Jorge Freitas trabalhou com a ideia de enredo dada pelo presidente da escola, Paulo Serdan.

“Fizemos uma grande contratação, que foi o Jorge de Freitas”, disse Serdan. “Conversamos com ele há um tempo, mas a gente não tinha condição de dar a qualidade de ele desenvolver o trabalho. E esse ano deu. O Jorge vale cada centavo que a gente paga por ele. Só vai sair da Mancha o dia que ele quiser”, acrescentou.

A rainha de bateria Viviane Araújo festejou a vitória da escola. “Ganhamos! Eu queria estar lá com todo mundo, estou muito feliz. Foi lindo, a gente fez um trabalho lindo a escola se preparou para isso o ano todo, o Paulo investiu muito nesse carnaval e é merecido, a Mancha mereceu. Eu queria abraçar todo mundo, festejar com todo mundo, com a Puro Balanço, minha bateria… Estou muito feliz e sexta-feira vamos fazer mais uma festa no Anhembi”, disse ela.

Vitória no último quesito

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mancha Verde, Marcelo e Adriana (Foto: Fabio Tito/G1)

A Acadêmicos do Tatuapé, que ganhou os dois últimos carnavais de São Paulo, liderou a disputa nos oito primeiros quesitos. No nono, o de alegoria, porém, a escola perdeu pontos e foi ultrapassada pela Mancha, que levou o troféu. A Tatuapé acabou em sétimo lugar.

Em 2018, a Mancha ficou na terceira colocação, atrás da campeã Acadêmicos do Tatuapé e da vice Mocidade Alegre, apenas por causa dos critérios de desempate. A escola retornou ao Grupo Especial em 2017, quando ficou em décimo lugar.

Ranking de títulos no carnaval

Rebaixada neste ano, a Vai-Vai é a maior campeã do carnaval de São Paulo, com 15 títulos conquistados. Em segundo, está a Nenê de Vila Matilde, com 11, seguida de Camisa Verde e Branco e Mocidade Alegre, com 9 cada uma.

A Rosas de Ouro, que ficou em terceiro lugar na disputa em 2019, tem 7 títulos. Já a vice Dragões não tem nenhum vitória no carnaval. A Mancha, que também nunca tinha ganhado antes deste ano, tem um título. Veja todas as vitórias, ano a ano.

Desfile das campeãs

Coreografia da comissão de frente da Mancha Verde (Foto: Fabio Tito/G1)

Na sexta-feira, 8, a Mancha Verde vai fechar o Desfile das Campeãs no Sambódromo do Anhembi.

Também vão desfilar as outra quatro escolas mais bem classificadas após a apuração realizada nesta terça: Dragões da Real, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Império de Casa Verde, além da campeã e da vice do Grupo de Acesso: Pérola Negra e Barroca Zona Sul.

O Desfile das Campeãs começa às 21h da sexta. Os ingressos estão disponíveis no site da Liga. (Com informações G1).

Fotos: Fabio Tito/G1

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade