Luciano Oliveira - [email protected]

Mais de 70 municípios já cancelaram festas no período, por recomendação da Justiça

seca7Agricultores de alguns municípios no RN perderam as lavouras ou tiveram colheitas abaixo do esperado e agora estão perdendo seus rebanhos

A prolongada estiagem no semiárido nordestino, em muitos municípios considerada a pior dos últimos 50 anos, afeta de forma direta o Rio Grande do Norte e por tabela localidades que mesmo não sobrevivendo exclusivamente da agricultura, como é o caso de Areia Branca, sofrem com a seca e contabilizam enormes prejuízos.

Assim como a “seca verde”, que é caracterizada pelo excesso de chuvas, a estiagem provoca danos irreparáveis à economia local. Não chovendo, reduz o volume de água nos reservatórios, os alimentos consumidos no dia a dia chegam com à mesa do consumidor mais caros e cada vez mais escassos. E por aí vai…

Para se ter ideia do efeito devastador da falta de chuvas na região, somente no período junino mais de 70 cidades no Nordeste cancelaram suas tradicionais festas por causa da seca. Essas localidades, em estado de emergência, obedeceram as recomendações do governo e do Ministério Público (MP) para os prefeitos evitarem fazer gastos com eventos festivos.FESTA 2Prefeitura de Areia Branca já tinha a grade de atrações para agosto quase pronta, mas teve que suspender contratações de bandas por recomendação da Justiça 

Por causa da seca, somente no período junino 13 municípios da região Oeste potiguar cancelaram a tradicional Festa de São João, por determinação do MP e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). Ao todo, 139 dos 167 municípios norte-rio-grandenses enfrentam problemas com a estiagem.

Além do Rio Grande do Norte, outros estados nordestinos também estão cancelando tradicionais festas por causa da seca. Entre junho e o início de julho, foram 25 cidades da Bahia (e outras 17 cidades diminuíram os dias do arrasta-pé), 20 de Pernambuco e 15 da Paraíba que suspenderam suas programações festivas pelo mesmo motivo.

Com relação aos festejos de padroeiros, vaquejadas, carnavais fora de época e outros eventos de natureza festiva patrocinados com recursos públicos, outras prefeituras estão adotando a mesma estratégia das 70 que já cancelaram seus eventos, diante da gravidade da falta de chuvas. FESTA NSN HOJEFesta de Nossa Senhora dos Navegantes, em Areia Branca, é o maior evento religioso no interior do Estado, em agosto

Na maioria das cidades, a suspensão dos festejos foi decidida em audiências públicas entre os prefeitos e a população. Os prefeitos alertam que neste momento é preciso agir com cautela e coerência. (Por Luciano Oliveira, Editor do Blog).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade