Luciano Oliveira - [email protected]

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)

Mais de 2,3 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no RN para escolher os seus candidatos

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução)

O segundo turno das Eleições 2018 acontece neste domingo, 28, das 8h às 17h, e a Justiça Eleitoral já está com tudo pronto para que o pleito ocorra conforme o planejado. Ao todo, 2.373.619 eleitores vão às urnas no Rio Grande do Norte para escolher os seus candidatos. Serão 2 telas no momento da votação, cabendo ao cidadão votar nos representantes para os seguintes cargos: Governador e Presidente.

Para este domingo, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) preparou uma estrutura que atende o eleitorado do estado. Serão 60 zonas eleitorais, com 7.791 seções espalhadas nos 1.531 locais de votação do RN. Ao todo, 9.240 urnas eletrônicas estarão disponíveis, das quais 7.389 serão instaladas para votação, 71 serão utilizadas como Mesas Receptoras de Justificativas (MRJs), 587 ficarão na situação de contingência e as demais estarão como reserva.

Em termos de pessoal, o TRE-RN contará com um total de 32.000 trabalhando na organização do pleito. Serão 554 servidores do Regional Eleitoral, 29.698 mesários que, voluntariamente, estarão atuando diretamente nos locais de votação e 2.956 supervisores. Os mesários voluntários passaram por um treinamento prévio com suas respectivas zonas eleitorais para que todo o serviço seja prestado de maneira padronizada, garantindo ao eleitor uma votação tranquila.

A Justiça Eleitoral estabelece a previsão de que, até às 20h, a apuração já esteja concluída e os resultados já estejam sendo divulgados. Para atingir essa meta, o TRE-RN contará com 204 pontos de transmissão – 37 a mais que no primeiro turno, de modo a contribuir para a agilidade da apuração. No primeiro turno, o TRE-RN foi o primeiro Regional Eleitoral do Nordeste a finalizar a apuração dos votos.

Dia da votação

Os eleitores devem se dirigir aos seus respectivos locais de votação portando o título de eleitor ou, se preferir, o e-Título, que substitui o título de papel. Embora o Rio Grande do Norte já disponha de 100% da biometria, é recomendado que o cidadão leve também um documento oficial com foto para o caso da digital não ser reconhecida. Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça uso da cola de papel contendo os dígitos de seus candidatos escolhidos para que o processo de votação se torne mais ágil. Lembrando que não é permitido fazer selfies com as urnas e que os eleitores não poderão entrar na cabide de votação portando smartphones.

Como verificar o local de votação

Em caso de dúvidas quanto ao local de votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza várias ferramentas para auxiliar nessa questão. A primeira delas é o aplicativo e-Título, que serve tanto para substituir o título de papel, quanto para informar o local de votação atualizado. Outra possibilidade é ligar para o Disque-Eleitor: através do número 0800 084 5464, o eleitor pode checar seu local de votação e tirar outras dúvidas que possam surgir. Além disso, o local de votação também pode ser verificado no próprio site do TRE-RN, através do link: http://www.tre-rn.jus.br/ Se o eleitor desejar ver os locais de votação com uma visão espacial, a Justiça Eleitoral potiguar disponibilizou um mapa virtual com todas as seções do estado, que pode ser acessado através deste link: http://bit.ly/LocalVotacaoRN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade