Cerca de 182 produtores rurais de Areia Branca tiveram seus nomes homologados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o programa Garantia-Safra. A informação é da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.
O programa é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas
Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Sudene façam adesão ao programa.
Ari Félix, secretário de Agricultura e Pesca do município
O secretário de Agricultura e Pesca do município, engenheiro agrônomo Ari Félix da Silva, explica que os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra, nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos 50% da produção, receberão a indenização prevista pelo programa.
Compra Direta
Outro programa de apoio ao homem do campo que obteve resultados positivos em Areia Branca, no ano passado, foi o Compra Direta.
Segundo Ari Félix foram investidos em 2011 na compra dos produtos oriundos do campo, no município, cerca de R$ 19.192,00.
O município trabalhou com um orçamento que previa investimentos de até R$ 25 mil no Compra Direta.
Os alimentos adquiridos por meio do programa são destinados a hospitais, creches, merenda escolar, abrigo de idosos, entre outros.
O programa é uma das principais ações do Programa Fome Zero, destinado a garantir o acesso aos alimentos em quantidade e qualidade às populações em situação de insegurança alimentar, criando um canal formal para a comercialização da produção da Agricultura Familiar.