Os eleitores paraenses rejeitaram neste domingo, 11, a divisão do Estado. Com 66,52% das urnas apuradas, às 19h48, o resultado mostrava que 69,68% disseram não à criação do Tapajós, no sudeste do Pará, e 70,2%% disseram não à criação do Carajás, no oeste. Matematicamente, é impossível ter uma virada no resultado, segundo o Datafolha.
Protestos contra a divisão do Pará foram intensos às vésperas da votação
O plebiscito realizado hoje aconteceu após o Supremo Tribunal Federal (STF) definir que toda a populacão do Estado deveria ser consultada sobre a divisão, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar os novos territórios.
A decisão foi considerada um revés para os partidários do sim à separação. A população do que seria o novo Pará, majoritariamente antidivisão, é muito superior à soma dos moradores das áreas separatistas: 4,6 milhões, ante 2,9 milhões.
Mesmo que a divisão fosse aprovada, ainda precisaria ser submetida ao crivo do Congresso, por meio de uma lei complementar, conforme rege a Constituição.
Agora, uma nova proposta de consulta pela divisão do Estado só poderá ser apresentada na próxima legislatura, a partir de 2015. (Com informações da Folha.com).Fonte: Editoria de Arte/Folhapress