Luciano Oliveira - [email protected]

Madurodam-Hol x Areia Branca-RN

Evaldo Oliveira
dez 23

Na cidade de Scheveningen, nos Países Baixos, encontra-se uma cidade sofisticada, em miniatura, em escala de 1:25, construída em 1952, com o dinheiro doado pela família Maduro. Ali perfilam todos os expoentes arquitetônicos da Holanda, como as casas típicas ao longo dos canais de Amsterdã. Tudo que deu fama à Holanda encontra-se representado nos mínimos detalhes. Os equipamentos comunitários movimentam-se, desde os moinhos de vento às lanchas panorâmicas que fazem passeios pelos canais.

No contraponto, em Areia Branca-RN, que fica bem na esquina do mundo, de frente para a África, a prefeitura inaugurou a Cidade Maritacaca (primeiro nome de Areia Branca). Ali, crianças de todas as idades poderão brincar, dando asas à imaginação, utilizando os serviços oferecidos, como se gente grande fossem. Na Cidade Maritacaca as crianças terão seus direitos e deveres respeitados. O objetivo vai muito além do aspecto lúdico. O ponto futuro é a educação das crianças, com ênfase no respeito à cidadania e em outros aspectos da vida em comunidade, além de focar na educação financeira.

A Cidade Maritacaca tem 1.380 metros quadrados de extensão, com 14 imóveis, onde pontuam uma agência bancária, uma biblioteca, um supermercado, pet shop, escola, restaurante, salão de beleza, além da sede da prefeitura e do fórum de justiça. Haverá 14 monitoras preparadas para trabalhar o lado lúdico e a criatividade das crianças. Lá, elas podem utilizar a moeda (maritacaca) circulante na minicidade, podendo investir e ganhar mais dinheiro ou simplesmente gastá-lo com o consumo. Todo o espaço será monitorado por câmaras de segurança e contará com a vigilância intensiva da Guarda Municipal.

Ali também serão  desenvolvidas atividades como o Natal, o Carnaval, a Páscoa, e onde será desenvolvida uma colônia de férias. Os vereadores mirins vão votar as regras e leis da cidade, e o prefeito vai sancionar leis e proposições.

A Cidade Maritacaca está localizada no centro da cidade, em um belo local (Praça Luiz Batista), onde foi construído um grande playground de madeira, que será o ponto de encontro da meninada de Areia Branca e de cidades próximas, o que deverá promover um congraçamento regional.

Areia Branca 2023. Muito melhor e mais bonita do que vi em 1981. Renovação.

Evaldo Oliveira

Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Lucy
Robson Lucy
4 meses atrás

Belo exemplo do poder público de respeito a comunidade Proporcionar meios para ensinar as gerações futuras (que são nossas crianças) noções de cidadania, tolerância e respeito é um verdadeiro ato de amor por Areia Branca. Parabéns aos idealizadores.

publicidade