Luciano Oliveira - [email protected]

Macron se torna primeiro presidente do país a ser reeleito em 20 anos (Foto: Lionel Bonaventura/AFP, via Getty Images)

Macron derrota Le Pen e é reeleito presidente da França

Macron se torna primeiro presidente do país a ser reeleito em 20 anos (Foto: Lionel Bonaventura/AFP, via Getty Images)

O centrista Emmanuel Macron venceu neste domingo, 24, a extremista de direita Marine Le Pen no segundo turno da eleição presidencial francesa e vai comandar a segunda maior economia da União Europeia pelos próximos cinco anos. Macron é o primeiro presidente francês a conquistar a reeleição em 20 anos, quebrando um ciclo que se instalou em 2002.

Segundo os resultados finais, Macron venceu com cerca de 58,55% dos votos. Sua vitória traz alívio para a liderança da União Europeia, que via com a apreensão a possibilidade de uma vitória de uma candidata eurocética de extrema direita, especialmente num momento delicado para o bloco, que lida com a tensão da Guerra da Ucrânia e também os efeitos econômicos da pandemia.

Marine Le Pen recebeu 41,45% dos votos. Apesar da derrota, esse foi o maior resultado já obtido por um candidato de extrema direita na história da França.

Marine Le Pen foi derrotada pela terceira vez (Foto: Yves Herman/Reuters)

Para Macron, a reeleição tem outro aspecto inédito: é a primeira vez que um presidente francês é reconduzido ao cargo ao mesmo tempo em que mantém uma maioria no Parlamento. Seus dois únicos antecessores da 5ª República que venceram a Presidência duas vezes cada pelo voto direto – o social-democrata François Mitterrand e o conservador Jacques Chirac – foram reeleitos em momentos delicados, quando lidavam com parlamentos controlados pela oposição.

Cerca de 49 milhões de eleitores estavam habilitados a votar neste domingo. A participação eleitoral foi estimada em 72%, com 28% de abstenção, confirmando a apatia de parte do eleitorado, especialmente o jovem.

Com informações Jean-Philip Struck – DW

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade