Luciano Oliveira - [email protected]

Carlos Lupi deixou o posto após a repercussão de um esquema bilionário de fraudes no INSS (Foto: Reprodução/PR)

Lupi deixa Previdência após escândalo de fraudes no INSS; número 2, Wolney Queiroz será o novo ministro

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), anunciou demissão do governo nesta sexta-feira, 2. Sua gestão estava em crise desde que uma investigação revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade”, escreveu Lupi em uma rede social.

Presidente licenciado do PDT, Lupi estava desde o início do governo, há dois anos e quatro meses, à frente do ministério que tem o INSS em sua estrutura.

O novo ministro será o ex-deputado e número 2 de Lupi, Wolney Queiroz. O Jornal Nacional revelou que Lupi participou de reunião do Conselho Nacional da Previdência Social, em 2023, na qual foi alertado sobre fraudes no INSS. As primeiras medidas para coibir as irregularidades foram tomadas quase um ano depois. Wolney estava na reunião também.

Wolney Queiroz foi escolhido pelo presidente Lula para substituir Carlos Lupi (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A saída de Lupi já vinha sendo dada como certa dentro do governo após a fraude no INSS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já negociava com o PDT a sucessão.

Lupi é político influente no PDT e aliado histórico de governos petistas. Ele já havia sido ministro e também foi demitido no governo Dilma Rousseff, na esteira de denúncias de corrupção (relembre aqui).

Com informações g1 — Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade