Luciano Oliveira - [email protected]

Luiz Inácio Lula da Silva toma posse neste domingo (Foto: Francisco Stuckert/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Lula toma posse neste domingo e inicia terceira passagem pelo Palácio do Planalto

Luiz Inácio Lula da Silva toma posse neste domingo (Foto: Francisco Stuckert/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será empossado presidente da República neste domingo, 1º, em Brasília. A cerimônia está prevista para começar às 14h30, com desfile pela Esplanada dos Ministérios. O evento será marcado por um forte esquema de segurança, que terá a atuação da Força Nacional e das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

O primeiro ato da posse será o tradicional desfile presidencial da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional. Lula deve definir apenas no horário de início da cerimônia se fará o trajeto em carro aberto. Ele foi aconselhado nas últimas semanas a não se expor em razão dos recentes episódios de violência registrados na capital federal.

Lula estará acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e de Lu Alckmin, esposa de Geraldo. O desfile pela Esplanada deve durar cerca de 10 minutos.

Quando chegarem ao Congresso, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que levarão os dois até o plenário da Câmara para a cerimônia de posse constitucional. Esse evento deve começar às 15h.

No Congresso, Lula e Alckmin prestarão o compromisso constitucional de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Além disso, os dois assinarão o termo de posse.

Ainda dentro do plenário da Câmara, Lula fará o primeiro pronunciamento como presidente empossado. Pacheco discursará logo depois e a sessão será encerrada. Na sequência, Lula e Alckmin seguem para a área externa do Congresso, onde receberão honras militares.

Após a solenidade no parlamento, Lula e Alckmin seguem de carro para o Palácio do Planalto, onde devem chegar por volta das 16h30. Eles subirão a rampa e Lula deve receber a faixa presidencial, que neste ano não será entregue pelo presidente que deixa o cargo, Jair Bolsonaro (PL), que deixou o Brasil e foi para os Estados Unidos.

Com a faixa presidencial, Lula segue ao parlatório para discursar ao público presente na Praça dos Três Poderes e, depois, se dirige para o interior do Palácio do Planalto para cumprimentar chefes de Estado e autoridades estrangeiras de alto nível. A cerimônia termina com a posse dos ministros que farão parte da gestão do petista.

O governo de Lula terá 37 ministérios, o segundo maior número de pastas desde a redemocratização, em 1985. O número só é menor do que o registrado no segundo governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que teve 39 pastas.

Além da cerimônia oficial, a posse será marcada pela realização de shows de diferentes artistas na Esplanada dos Ministérios. As apresentações começam às 10h deste domingo e terminam na madrugada de segunda-feira, 2. Cerca de 60 artistas devem participar. A equipe de Lula estima que um público de 150 mil a 300 mil pessoas compareça à Esplanada.

Com informações R7, Brasília

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade