O presidente Lula (PT) chegou por volta das 10h ao desfile do Galo da Madrugada, no Recife, neste sábado, 14. Ele está acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, que veste uma camisa do bloco da Pitombeira dos Quatro Cantos, que ficou famosa depois foi usada pelo personagem de Wagner Moura no filme “O Agente Secreto”. A notícia é do g1 Pernambuco.
Lula e Janja seguiram direto para o camarote montado nas imediações da Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, por onde passam as agremiações e os trio elétricos. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), entre outras autoridades, também acompanharam o desfile no mesmo espaço. Por volta das 12h, o presidente e a primeira-dama foram embora.
Apesar da proximidade para a foto com Lula, a relação entre Raquel e João é marcada por uma rivalidade estratégica, especialmente depois que a governadora venceu a eleição de 2022, rompendo uma longa hegemonia do PSB, que governou Pernambuco por 16 anos.
Lula no Galo
Esta é a primeira vez que um presidente em exercício acompanha o desfile do Galo da Madrugada, apontado pelo Guiness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo.
Mas não é a primeira vez que o petista acompanha o bloco de perto. Lula já esteve no Galo da Madrugada no carnaval de 2000, dois anos antes de ser eleito para seu primeiro mandato presidencial. Pernambucano, o presidente retorna para a folia no ano em que deve tentar seu quarto mandato.