Luciano Oliveira - [email protected]

Luana Bruno tornou-se a primeira prefeita eleita, 67 anos depois de outra mulher ter administrado o município

76274_368241179928950_885698238_nCronologia das mulheres políticas de Areia Branca (Foto/Montagem: Site http://areiabranca.wordpress.com)

A ascensão da primeira mulher areia-branquense ao comando administrativo do município foi objeto de material jornalístico deste Blog em postagem datada de 10 de novembro de 2011. Embora não exista registro histórico dessa pessoa, na galeria de fotos dos ex-prefeitos areia-branquenses está lá a foto de Maria Mendes de Góis, que passou pela prefeitura em duas (rápidas) oportunidades.

Na primeira vez, Maria Mendes assumiu a prefeitura por apenas quatro dias, de 20 a 24 de novembro de 1945. Na segunda vez o mandato foi mais prolongado: dois meses, período de 17 de dezembro de 1945 a 16 de fevereiro de 1946.

Curiosamente nesse período o prefeito era Luís Fausto de Medeiros, que teria assumido em 2 de janeiro de 1945. Assim, dez meses depois teria havido uma intervenção? Ou pedido de licença com afastamento temporário do cargo? Pois foi justamente entre novembro e dezembro daquele ano que Maria Mendes de Góis ascendeu ao cargo de prefeita duas vezes, em curto intervalo.

MARIA[3] OKMaria Mendes aparece como prefeita entre os mandatos dos prefeitos Luiz Fausto de Medeiros e José Justiniano Solon.

Quatro anos depois, em 1949, o prefeito já era José Justiniano Solon, eleito em 29 de março daquele ano.

Somente 67 anos depois de Maria Mendes ter entrado para a história como a primeira mulher a ter assumido a Prefeitura de Areia Branca, foi que os areia-branquenses foram às urnas, dia 7 de outubro passado, para fazer da fisioterapeuta Luana Bruno a primeira prefeita eleita do município.

Já na Câmara Municipal, a presença feminina tem sido mais assídua. A partir de 1948, as parteiras Ana Paulino de Medeiros e Maria Luiza de Carvalho, “Dona Chaguinha”, exerceram o cargo de vereadora por quatro mandatos consecutivos. Pioneiras em relação a Mossoró, que só teve a primeira mulher eleita em 1958.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade