Loja Maçônica Coronel Fausto completa hoje 55 anos de fundação em Areia Branca

LOJA 2 HÉLIOVenerável Hélio Borges, em frente a Loja Maçônica, no IPE 

A cidade de Areia Branca vive na noite desta terça-feira, 20, um dos grandes momentos da sua história e tradição, com a comemoração dos 55 anos da Loja Maçônica Cel. Fausto, festejados com uma Sessão Solene Magna Branca, no templo localizado no conjunto IPE.

A sessão magna pública será presidida pelo Venerável Mestre Antônio Hélio Borges, acompanhado dos demais integrantes da atual diretoria empossada em junho do ano passado. A abertura da programação festiva será às 19h30, com uma palestra ministrada por maçons da Loja Maçônica 24 de Junho, de Mossoró. Em seguida, será servido um coquetel.

Com base nos preparativos, a irmandade maçons e samaritanas terão hoje uma noite festiva, onde além de comemorar mais de meio século de fundação da loja, celebram ainda os bons serviços sociais prestados à sociedade areia-branquense.

Para o Venerável Hélio Borges, será uma noite muito agradável, cheia de simbolismo, com presenças ilustres da sociedade local, inclusive a do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), que confirmou presença no evento, bem como representantes da Câmara Municipal, Marinha do Brasil, segmentos empresariais, entre outros. “Esses fatos importantes são motivos de grande confraternização dentro da Loja Maçônica Cel. Fausto, hoje, que pelo fato de realizarmos uma sessão pública, deverá registrar expressiva participação popular”, prevê.

A Maçonaria foi fundada na Inglaterra após o final da Idade Média, em 1717, por um grupo de homens de bem interessados em trabalhar por uma fraternidade dedicada à liberdade de pensamento e expressão, religiosa ou política, e contra qualquer tipo de absolutismo.

O movimento logo fincou raízes por toda a Europa e em pouco tempo se espalhava pelas Américas. A organização teve forte influência nos bastidores da Revolução Francesa, na independência dos Estados Unidos da América e nos movimentos de Independência de vários países da America do Sul.LOJAO surgimento da Maçonaria em Areia Branca data de 19 de março de 1957

No Brasil, a Maçonaria participou decisivamente da abolição da escravatura, de várias lutas libertárias, inclusive a Revolução de 1817, que teve como berço Pernambuco, da Independência e da proclamação da República.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *