Luciano Oliveira - [email protected]

Locutora da FM 104 denuncia agressões da polícia local contra ela e pessoas da família

ELISÂNGELA LEMOSO sorriso de Elisângela Lemos deu lugar às lágrimas, de revolta

O Blog se solidariza com a locutora, colunista social e blogueira Elisângela Lemos, que em depoimento ao programa “Costa Branca Em Debate”, na Rádio Costa Branca (FM 104,3) hoje, 24, narrou as agressões patrocinadas por policiais locais, contra a própria e pessoas da sua família.

O episódio local trouxe à tona um caso de truculência policial ocorrido recentemente no lugar chamado Recanto das Emas, Distrito Federal, que foi gravado por populares e cujo vídeo circula pela net. Serve para mostrar que a polícia que está nas ruas está longe de ser o aparato de proteção que o cidadão almeja.

O caso é narrado pelo policial militar Aderivaldo Cardoso, do DF. Leia.

Imagine uma cidade da periferia, um grupo de jovens bebendo na porta de casa, depois um dos jovens urinando e uma viatura policial passando… O que acontece depois? Lembrando, que nesse cenário os atores são pobres, pretos e excluídos.

A próxima cena não é agradável. Uma viatura parada, um jovem algemado, encostado na viatura, suspenso pelo pescoço, algemado, tomando tapa na cara. Jovens a volta gritando que aquilo é sacanagem e muita revolta com a covardia policial.

Quando vi a cena quase não acreditei, digo quase porque já trabalhei a noite e isso era “comum” há uns oito anos atrás, pensei que após as mudanças que temos passado essas atitudes estivessem em extinção. Pelo menos ao entrar na Comunidade do Orkut, percebe-se um amadurecimento, algumas críticas e justificativas, mas a maioria condenou a ação. Pena ainda termos as frases: “Se apanhou é porque mereceu!”. Ao ver frases como essa surge uma dúvida: Mesmo que esse jovem “merecesse” apanhar, seria o policial o “carrasco”?

Nossa função não é punir ninguém, seja gritando, batendo, julgando ou condenando. Nossa função está limitada a condução do preso, em caso de crime, a delegacia.  Quando não for o caso de crime, temos a função de mediadores de conflito na sociedade.

Sempre gosto de perguntar:

Para quê serve a polícia?

Qual o nosso papel na sociedade?

É essa polícia que queremos?

Que polícia nós temos e que tipo de serviço prestamos a sociedade?

O flagrante, feito por moradores, mostra o rapaz recebendo uma série de tapas no rosto de um policial militar porque teria urinado em um muro. Segundo testemunhas, os PMs ainda ameaçaram o grupo com arma de fogo quando perceberam que estavam sendo gravados.

Leia o comentário sobre o assunto, retirado da Comunidade “Policiais Militares do DF” 

Meu sonho é ser Policial Militar… Eu serei!!!

Mas por mais marginal e bandido que seja não creio que seja a função do Policial dar porrada em ninguém!!

Toda a minha família é da Polícia… eis a motivação… Odeio quando vejo falando mal da Policia… Mas cenas como essa (refere-se ao vídeo do jovem urinando) motivam comentários maldosos sobre a corporação!!!

Eu já passei por uma abordagem truculenta… Só não apanhei pois um dos policiais me reconheceu, lembrou de quem eu era filho… Se ele não me reconhecesse eu ia tomar porrada, e em nenhum momento passou em minha cabeça dizer que era filho de Policial para deixar de apanhar!!! Eu ai apanhar e ia direto à delegacia, corregedoria, Ministério público!!! Mas aquele policial iria responder pelos seus atos… Ora, ele não foi formado, não recebe um salário para dar porrada em seu ninguém!!

Esse mesmo policial ficou muito sem graça ao saber que eu era filho de um policial e que esse policial era muito colega dele.
Detalhe… ele não me revistou… somente me jogou na viatura e ia descendo a porrada!!! Sem falar os palavrões!!! Depois de tudo mandou eu ir embora.. Daí eu perguntei a ele se iria olhar minha mochila… Pois esse era o que ele deveria fazer de fato!!!

Naquele dia eu fiquei muito triste com a atuação daqueles que eu sempre admirei, mas logo em seguida eu vi que aquilo era um caso isolado… Um doente mental fardado!!!

Estava eu vindo da faculdade, sem nenhum motivo que justificasse aquela abordagem!!!

A minha opinião é que esses policiais sejam levados para fazerem um tratamento, pois um policial que sente prazer em dar porrada em alguém que não tem a menor chance de se defender tem sérios problemas e precisa de tratamento!!

Espero que o Policial se arrependa do que fez, e que tenha sorte no processo!!!
Que Deus o abençoe.. E o faça refletir sobre o que ele fez!!!

E que sirva de exemplo para todos os policiais da comunidade…

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade