O desembargador Saraiva Sobrinho, diretor da Escola da Magistratura do RN (Esmarn), confirmou para o dia 27 de setembro, às 9h, o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede regional da Escola em Mossoró (Esmarn Oeste). A unidade será instalada como um anexo do Fórum Doutor Silveira Martins. O projeto tem como principal objetivo beneficiar magistrados e servidores de toda a Região Oeste, além de trazer ganhos à população local.
O diretor da Esmarn ressalta que a iniciativa representa o início da interiorização da escola, um projeto de sua gestão. Também está nos planos do magistrado a instalação de unidades regionais em Caicó e em Pau dos Ferros.
“Neste biênio, a finalidade regimental e institucional é, acima de tudo, preparar e capacitar não só a juízes, mas também servidores. Um dos planos é fortificar as regiões, começando por Mossoró. A nova estrutura trará uma nova imagem para o Fórum local, além de trazer muitos cursos. Todos sairão ganhando”, ressalta Saraiva Sobrinho.
Elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), o futuro prédio da Esmarn Oeste já teve seu projeto básico aprovado. O desembargador Saraiva Sobrinho lembra ainda que o lançamento da pedra fundamental está inserido nas comemorações pelos 136 anos da abolição da escravatura em Mossoró. O Município comemora, no dia 30 de setembro, a libertação dos escravos ocorrida em 1883 – cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil. (Com informações Secretaria de Comunicação TJRN).