Luciano Oliveira - [email protected]

Jeff Bezos é fundador da Blue Origin, uma empresa espacial que concorre com a SpaceX, do também bilionário Elon Musk (Foto: Divulgação)

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, completa viagem ao espaço

Jeff Bezos é fundador da Blue Origin, uma empresa espacial que concorre com a SpaceX, do também bilionário Elon Musk
(Foto: Divulgação)

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira, 20, às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22.

Ele esteve a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial.

O bilionário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço.

Fizeram parte da viagem, além dele:

. seu irmão, Mark Bezos;

. a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço;

. e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso (veja mais abaixo).

Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave, que fez um voo autônomo.

A cápsula New Shepard partiu de uma base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 quilômetros ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.

O voo durou cerca de 10 minutos. Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço.

Mark Bezos, Jeff Bezos, Oliver Daemen e Wally Funk: tripulação civil em um foguete particular (Foto: Blue Origin/Divulgação)

O “passeio” de Bezos com a cápsula New Shepard aconteceu uma semana depois de outro bilionário realizar uma viagem parecida. Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez seu primeiro voo no último dia 11. Ambos pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

A data definida, 20 de julho, é simbólica: 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.

Ao pousar, Jeff Bezos disse que estava se sentindo “incrivelmente bem”.

Decolagem do foguete New Shepard da Blue Origin em 20 de julho de 2020 (Foto: Reuters)

Com informações G1

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade