O PDT filiou, na sexta-feira, 12, o ex-senador Jean Paul Prates e lançou a pré-candidatura do ex-presidente da Petrobras à Câmara Alta no Rio Grande do Norte. Com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e da governadora Fátima Bezerra (PT), o ato reuniu lideranças nacionais e estaduais no auditório do estádio Arena das Dunas, em Natal.
Advogado e economista, Jean Paul Prates exaltou o legado trabalhista e ratificou a perspectiva de conquistas tanto na disputa pelo Senado, bem como nas vagas para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.
“É com muita honra que me filio ao PDT, partido trabalhista de Getúlio Vargas, que sempre batalhou pelos trabalhadores. Estamos construindo as chapas com potencial para chegar e vencer. Temos um time forte”, afirmou.
“Eu chego para reforçar o trabalho do PDT, marcado pela atuação progressista. Vamos fazer um giro pelo Rio Grande do Norte para visitar todos os municípios e apresentar o Trabalhismo”, acrescentou.
Ao destacar a importância da filiação para impulsionar o partido no Estado, Lupi indicou que a filiação coloca o PDT em destaque a partir do encaminhamento da chapa para o Senado, que contará com a governadora Fátima Bezerra.
“É uma honra poder concretizar a chegada do Jean Paul Prates ao PDT. É um homem que acumula uma trajetória de sucesso no Senado, bem como na Petrobras, que é a nossa maior estatal. Projetando o futuro da política estadual e das eleições, teremos uma dobradinha vitoriosa para o Senado: Jean Paul Prates e Fátima Bezerra”, opinou.
“O partido tem história que vem desde Pasqualini, Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, minha referência. O Trabalhismo ganha muito com o reforço do Jean. Seremos protagonistas para seguir defendendo as nossas bandeiras, como a da educação e dos direitos trabalhistas. Estamos de pé pelo Brasil”, completou.
A governadora Fátima Bezerra abordou o legado construído e o compromisso assumido por Jean Paul com o Estado e o Brasil.
“É uma alegria participar desse ato que recebe o querido amigo Jean Paul, que tem coerência e convicção política e uma carreira brilhante com contribuições fundamentais para o Rio Grande do Norte. O potencial dos recursos eólicos foi uma iniciativa que ele incentivou e o estado está a frente do processo de energias renováveis”, comentou.
“O PDT tem um compromisso irrenunciável em prol da democracia e segue honrando o legado de Leonel Brizola”, exaltou.
Segundo Márcia Maia, presidente estadual da sigla, a filiação marca o processo de reestruturação da sigla e impulsiona o planejamento para o pleito eleitoral do próximo ano.
“É motivo de alegria poder fortalecer o PDT com a chegada de Jean Paul, que é um irmão na política e fez um grande trabalho no Senado e na Petrobras. É um encontro de resgate da história do partido. O futuro se faz com coragem e compromisso social e o nosso partido é a casa para esta luta”, encerrou.
O evento mobilizou prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares e lideranças, incluindo o presidente do PDT da Paraíba, Marcos Ribeiro.
Trajetória
Jean Paul Prates atua, há mais de duas décadas, nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais. Em 2019, o suplente da senadora Fátima Bezerra assumiu o cargo após a renúncia da parlamentar, que se tornou governadora do Rio Grande do Norte.
Em janeiro de 2023, Prates deixou o Congresso para presidir a maior estatal do Brasil, cargo que ocupou até maio de 2024. A sua gestão ficou marcada por fomentar a recuperação-operacional e financeira, com recordes-históricos de produção, resultados expressivos na segurança energética e avanços consistentes na agenda de transição energética.