A mais nova trend (tendência) do momento nas redes sociais é divulgar uma lista com diversas informações pessoais do usuário. Mas sabia que compartilhar isso pode ser um risco.
O conteúdo depende de cada um, mas em geral contém as conquistas das pessoas no ano, além de informações como idade, altura, comida favorita, entre outros aspectos.
Na quarta-feira, 6, o Diário do RN publicou o alerta da presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-RN) e especialista em Direito Digital, Beatriz Torquato, sobre o assunto.
“Corriqueiramente, estamos diante de trends no Instagram ou em outras redes sociais. Também chamadas de ‘modinhas’, são conteúdos que viralizam na internet e nos acompanham há anos. Essas tendências geralmente envolvem a superexposição de informações pessoais, seja por meio de desafios, correntes ou testes”, explicou.
Na publicação em questão, cada usuário preenche informações como idade, signo, bebida favorita, local favorito, fobia, dentre outros itens. Para a especialista, esse tipo de comportamento pode ser usado como uma forma de banco de dados.
“Na nova trend do Instagram, os usuários compartilham voluntariamente informações pessoais como idade, altura, número do sapato, signo, local e bebida favorita e outras preferências. Esse comportamento suscita preocupações sobre privacidade e segurança de dados, lembrando o caso da Cambridge Analytica, onde dados de usuários do Facebook foram utilizados para influenciar o cenário político”.
A advogada relembrou que, neste caso, ocorrido nos Estados Unidos, milhares de pessoas que tiveram seus dados compartilhados, favoreceram e influenciaram nas campanhas políticas locais.
O Setor de Perícias de Informática e Audiovisuais do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) separou algumas dicas para você não “facilitar” a vida de criminosos.