Luciano Oliveira - [email protected]

Itep anuncia aquisição de equipamento que detectará falsificação de documentos

201208161745199e6aEquipamento de alta tecnologia custou cerca de R$ 700 mil

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) passa a viver uma nova realidade com o funcionamento do VSC6000/HS, um comparador espectral com sistema de imagem digital que proporciona aos peritos facilidades para a detecção de irregularidades em documentos alterados e falsificados. O equipamento custou cerca de R$ 700 mil e foi adquirido em convênio com a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).

Até hoje, as perícias em documentos eram feitas com lupas, o que impossibilitava a impressão das irregularidades constatadas pelos peritos, e demoravam para a conclusão, mas o empenho do Governo do Estado, por meio do diretor geral do Itep, Nazareno de Deus Medeiros Costa, conseguiu mais essa conquista ao órgão de medicina legal do Rio Grande do Norte.

Os peritos passam por treinamento desde a última quarta-feira (15), para que comecem a utilizar a máquina. Dentro de um prazo de trinta dias, um técnico inglês virá ao Rio Grande do Norte para aprimorar o conhecimento dos servidores estaduais.

Para o diretor do órgão, Nazareno de Deus Costa, o VSC6000/HS soma-se a diversos outros equipamentos que chegaram ao Itep desde o ano passado, como comparadores balísticos, câmara frigorífica, computadores, impressoras e viaturas.

“Os investimentos têm chegado. Esse novo equipamento deixa-nos  equiparados à Polícia Federal, neste tipo de perícia. É um equipamento de última geração, usado nos órgãos de medicina legal mais modernos do mundo. O Itep nunca viveu um momento de tantas conquistas, graças ao apoio da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha. A sociedade potiguar está vendo isso. Temos, com frequência, mostrado por meio da imprensa, o que temos feito. Além desses equipamentos, já reformamos laboratórios, o necrotério da sede, conseguimos segurança para nossos prédios, contratamos empresa de limpeza, estamos com os projetos concluídos para o laboratório de DNA, além de estarmos bem adiantados nos processos para melhorias nas Coordenadorias de Mossoró e Caicó, além de uma em Pau dos Ferros, que desejamos colocar em funcionamento”, enumera Nazareno de Deus. (Com informações da Assessoria de Imprensa Sesed).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade