Luciano Oliveira - [email protected]

Construído em 1974, Porto-Ilha de Areia Branca fica região da Costa Branca potiguar (Foto: Ricardo Araújo)

Irregularidades constatadas pelo Ibama motivaram interdição do Terminal Salineiro de Areia Branca

Construído em 1974, Porto-Ilha de Areia Branca fica na região da Costa Branca potiguar (Foto: Ricardo Araújo)

O Terminal Salineiro de Areia Branca, conhecido por Porto-Ilha, que fica região da Costa Branca potiguar, foi interditado na quinta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A informação foi confirmada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), por meio de nota.

De acordo com o Ibama, o terminal foi embargado por causa de pendências no processo de regularização ambiental do empreendimento e irregularidades constatadas durante inspeção. O Instituto afirma que a equipe de fiscalização identificou inconformidades e irregularidades relacionadas ao armazenamento e abastecimento de combustíveis, contaminação do solo, lançamento de resíduos no mar, instalações inadequadas e acúmulo de resíduos sólidos.

Ainda segundo o Ibama, a Companhia já havia sido autuada e notificada e, como não houve correção dos problemas, o embargo foi necessário para impedir a continuidade dos danos ambientais.

Equipamento sujo de óleo e substância exposta ao meio ambiente foi uma das irregularidades encontradas no Porto-Ilha (Foto: Assessoria de Imprensa do Ibama)

“Além da proteção ambiental, a ação do Ibama tem o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores e usuários em razão dos graves problemas constatados. Após a regularização do processo de licenciamento e correção das irregularidades identificadas, as atividades poderão ser retomadas”, afirma do diretor de Proteção Ambiental do Instituto, Luciano Evaristo.

Em dezembro de 2017, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já havia interditado e autuado o empreendimento em razão de irregularidades constatadas por auditores fiscais do Grupo Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário. (Com informações G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade