Luciano Oliveira - [email protected]

Niamh Geaney e sua primeira sósia, Karen Branigan (Foto: Reprodução/ Facebook)

Irlandesa encontra mulher idêntica e elas resolvem fazer teste de DNA; veja o resultado

Niamh Geaney e sua primeira sósia, Karen Branigan (Foto: Reprodução/Facebook)

Por Diego Mendesda, CNN São Paulo

A irlandesa Niamh Geaney criou um site para provar sua teoria: todas as pessoas possuem até seis ‘doppelgangers’ – palavra alemã que significa “duplo ambulante”, usado para se referir a pessoas idênticas que existem no mundo.

Ela então lançou o projeto, junto com seus amigos, chamado “Twin Strangers”, que tem o objetivo de, com sorte, caçar seus sósias espalhados pelo mundo.

Mas ela acabou encontrando três “cópias” sua, e duas moravam perto de sua cidade.

Geaney e sua segunda “dublê” (Foto: Reprodução/Facebook)

Geaney marcou então um encontrou com Karen Branigan, 36, que morava a apenas uma hora de sua casa em Dublin, na Irlanda.Em um vídeo no YouTube, a cridora do site contou que elas combinaram de se vestirem com roupas combinando para o encontro. Apóes várias fotos para mostrar suas semelhanças, acabaram viralizando na internet.

A grande semelhança e a proximidade geográfica fez com que as duas realizassem um exame de DNA para saber se compartilhavam algum parentesco.

A expectativa estava tão alta que elas abriram os resultados na internet. Apesar da semelhança física, o resultado do exame apontou que havia chance zero das duas serem irmãs e compartilharem o mesmo sangue.

Terceira sócia que Geaney encontrou (Foto: Reprodução/Facebook)

Variantes genéticas

Cientistas acreditam poder explicar o que torna pessoas tão parecidos e por que cada um de nós pode ter um duplo, ou “duplicata”.

De acordo com um estudo do Instituto Josep Carreras de Pesquisa em Leucemia de Barcelona, ​​​​Espanha, pessoas que se parecem, mas não estão diretamente relacionadas, podem ter semelhanças genéticas.

Entre essas pessoas, muitos também tem pesos semelhantes, fatores de estilo de vida e características comportamentais parecido, como uso de tabaco e níveis de educação. Isso pode significar que a variação genética está relacionada à aparência física e também pode influenciar alguns hábitos e comportamentos.

Os cientistas há muito se perguntam o que cria o duplicata de uma pessoa. É natureza ou criação? Uma equipe de pesquisadores espanhóis tentou descobrir. Seus resultados foram publicados no ano passado na revista acadêmica Cell Reports.

O Manel Esteller, um dos pesquisadores, disse que no passado já havia trabalhado em estudos sobre gêmeos, mas para este projeto ele se interessou por pessoas que se parecem, mas não tem uma conexão familiar real de quase 100 anos.

A arte leva à ciência

Esteller recorreu à arte para responder a uma pergunta sobre ciência. Ele e seus coautores recrutaram 32 sósias que faziam parte do projeto fotográfico “Não sou dublê!” , feito por um artista canadense, François Brunelle.

Os pesquisadores pediram aos casais que fizessem um teste de DNA. Os casais preencheram questionários sobre suas vidas. Os cientistas também colocaram suas imagens em três programas diferentes de reconhecimento facial.

Das pessoas que recrutaram, 16 casais tiveram pontuações semelhantes a gêmeos idênticos identificados com o mesmo software. Os outros 16 pares podem parecer iguais ao olho humano, mas o algoritmo não considerou dessa forma em um dos programas de reconhecimento facial.

Joshua Corrigan e Francisco Costela / Beatriz Nogueira e Bruna Soares Da Costa (Foto: Reprodução)

Os pesquisadores então examinaram o DNA dos participantes. Os pares que o software de reconhecimento facial disse serem semelhantes tinham muito mais genes em comum do que os outros 16 pares.

“Conseguimos ver que esses humanos parecidos, de fato, compartilham várias variantes genéticas. E estas são muito comuns entre eles”, disse Esteller. “Então, eles compartilham essas variantes genéticas que estão relacionadas à forma como eles têm o formato do nariz, olhos, boca, lábios e até estrutura óssea. E essa foi a principal conclusão de que a genética os une”.

É sobre códigos semelhantes, disse ele, mas é apenas por acaso.

“No mundo de hoje, há tantas pessoas que o sistema está produzindo humanos com sequências de DNA semelhantes”, disse Esteller. Provavelmente sempre foi assim, mas agora com a internet é muito mais fácil encontrá-los”.

Outros fatores em jogo

Quando examinaram mais de perto os casais, eles determinaram que havia outros fatores que os diferenciavam, disse ele.

“É por isso que eles não são completamente idênticos”, disse Esteller.

Michael Malone e Charles Hall Chasen/ Geneviève Kirouac e Dominique Sévigny (Foto: Reprodução)

Quando os cientistas analisaram mais de perto o que chamam de epigenomas dos duplicatas que mais se assemelhavam, houve diferenças maiores. A epigenética é o estudo de como o ambiente e o comportamento podem causar mudanças no funcionamento dos genes de uma pessoa.

Quando os cientistas analisaram o microbioma de casais que eram mais parecidos, eles também eram diferentes. O microbioma são os microrganismos, vírus, bactérias e fungos pequenos demais para serem vistos pelo olho humano, que vivem no corpo humano.

“Esses resultados não apenas fornecem informações sobre a genética que determina nosso rosto, mas também podem ter implicações para o estabelecimento de outras propriedades antropométricas humanas e até características de personalidade”, diz o estudo.

O estudo tem suas limitações. O tamanho da amostra foi pequeno, por isso é difícil dizer que esses resultados são válidos para um grupo maior de pares. Embora os pesquisadores acreditem que suas conclusões mudariam em um grupo maior. O estudo também se concentrou em casais que eram principalmente de origem europeia, então não está claro se os resultados seriam os mesmos para pessoas que vêm de outras partes do mundo.

Karen Gripp, pediatra e geneticista da Nemours Children‘s Health, cuja pesquisa é referenciada neste artigo, disse que o estudo é realmente interessante e valida muitas pesquisas anteriores.

Aplicação da ciência no mundo real

Gripp usa software de análise facial em seu trabalho com pacientes que podem ter condições genéticas para avaliar as características faciais de seus pacientes que podem sugerir certas condições genéticas.

“É um pouco diferente do estudo, mas realmente aponta na mesma direção que as mudanças no material genético de uma pessoa afetam as estruturas faciais, e essa é realmente a mesma suposição subjacente que foi usada neste estudo como de fato confirmada”. para algumas outras coisas como o microbioma não parecem ser tão relevantes”, disse Gripp.

Quanto à questão da natureza versus criação levantada pelo estudo, Gripp acha que ambas são importantes.

“Como geneticista, acredito firmemente que a natureza e o material genético são muito importantes para quase tudo, mas isso não significa que a educação seja tão importante quanto”, disse Gripp.

“Para que cada pessoa seja bem-sucedida no mundo, há tantos fatores que contribuem e o meio ambiente é tão importante que não acho que seja um ou outro”.

Ignacio Contreras e Antonio Carranza / Elisabeth De Freitas e Meira França Desranleau (Foto: Reprodução)

Um problema em potencial

O estudo também observa que a precisão do software de reconhecimento facial ainda tem limites. Embora várias cidades preocupadas com questões de privacidade e problemas de identificação incorreta tenham promulgado regulamentos que proíbem ou restringem a polícia local de usar software de reconhecimento facial, o governo federal e algumas autoridades locais o usam com mais frequência.

Uma investigação federal de 2021 descobriu que pelo menos 16 agências federais o usam para acesso digital ou segurança cibernética, 6 o usam para gerar pistas em investigações criminais e mais 10 disseram que planejam expandir seu uso.

Também é usado com mais frequência em aeroportos. Algumas empresas o usam para ajudar a tomar decisões de contratação. Alguns proprietários o instalaram para que os inquilinos possam entrar nos edifícios. Algumas escolas o utilizam para realizar atendimentos e controlar movimentos em espaços públicos nos campi universitários.

“Se você levar este estudo para o mundo real, verá que as ferramentas de análise facial digital podem identificar erroneamente alguém”, diz Gripp.

Embora a tecnologia tenha melhorado, estudos anteriores já mostraram que ela é muito menos precisa na identificação de pessoas de cor, e vários homens negros foram detidos injustamente devido ao reconhecimento facial.

“Se você pensar em software de reconhecimento facial que geralmente desbloqueia telas de computador e coisas assim, a identificação incorreta é possível. Então, acho que isso também nos ensinou algo muito importante sobre ferramentas de análise facial”, disse Gripp.

Mas o estudo parece sugerir uma conclusão. Pelo menos fisicamente, podemos não ser tão únicos.

“Acho que todos nós temos alguém que se parece conosco agora, um sósia”, disse Esteller.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade