
A intolerância religiosa será tema de debate na Câmara Municipal de Areia Branca, nesta sexta-feira, 26, as 19h. O assunto é a temática principal do 13º Encontro de Religiosos de Matriz Africana da cidade, promovido pela Casa de Cultura de Matriz Africana Ilê Asé Dajó Ìyá Omì Sàbá.
Conforme adiantou o babalorixá Noamã Pinheiro, palestrantes e convidados discutirão sobre o assunto em diversas perspectivas. “Sabemos que os adeptos de candomblé e umbanda são vítimas cotidianas de preconceito e intolerância por suas crenças e convicções, mas seguidores de outras doutrinas bastante difundidas como o cristianismo e o espiritismo também são atacados de diversas formas”, explicou.
Estarão presentes no debate, a antropóloga e professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Dra. Eliane Anselmo, e o babalorixá Melquisedec da Rocha. Os organizadores esperam receber adeptos de umbanda e candomblé da cidade e da região, universitários, representantes do governo, por meio da Fundação de Cultura, e representantes dos diversos segmentos da sociedade interessados no assunto. “Será mais um evento de cunho extremamente social, no qual a população é convidada para participar de forma ativa, contribuindo e debatendo com os oradores sobre a intolerância e o combate ao preconceito”, destaca Noamã Pinheiro.
Festa do Olubajé 2016
O Encontro de Religiosos antecede a programação religiosa do Olubajé 2016 – O banquete do rei, que será realizado na sede da Casa de Cultura de Matriz Africana no sábado, 27, a partir das 19h, em ritual público na Rua Duque de Caxias, nº 362, centro de Areia Branca.
Fundada em 27 de setembro de 1992, a Casa de Cultura de Matriz Africana Ilê Asé Dajó Ìyá Omì Sàbá tendo como matriarca a yalorixá Maria Pinheiro é um dos centros religiosos mais antigos e respeitados na cidade.