Luciano Oliveira - [email protected]

Atividades em Porto do Mangue e no Ecoposto APA Dunas do Rosado

Intercâmbio na APA Dunas do Rosado deixa legado com Oficina de Economia Criativa

Balanço construído no Ecoposto, um equipamento de lazer e ambiente agradável para os comunitários e visitantes

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN), por meio da gestão Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado (APADR), em parceria com a Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA), realizou diversas ações com a comunidade da APADR. As atividades ocorreram durante a 1ª Semana de Intercâmbio Brasil-Alemanha, de 13 a 17 de março, no município de Porto do Mangue e no Ecoposto APA Dunas do Rosado.

O intercâmbio foi uma realização do Instituto, em parceria com a Prefeitura de Porto do Mangue, do Comitê Municipal de Educação Ambiental, por meio da equipe da APADR, do Conselho Municipal de Turismo e do Programa de Desenvolvimento Local (DEL/Senac) e da empresa alemã BBW Gruppe.

As atividades aconteceram em Porto do Mangue e no Ecoposto APA Dunas do Rosado

O evento teve como objetivo fortalecer as experiências na área do turismo, apicultura e sustentabilidade no município, com a troca de conhecimentos entre os participantes. O intercâmbio contou com a participação do coordenador de projetos da empresa bbw-Gruppe Germany, Martin Wahl.

Na ocasião, os comunitários e professores do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA) de Porto do Mangue receberam a palestra do apicultor alemão, Martin Wahl, e da técnica do Senac, Juliana Rebouças. Além disso, ocorreram também a realização de visitas e rodas de conversas com os apicultores locais, nas comunidades de Tocantins e Carajás. A Secretaria Municipal de Turismo esteve presente durante as ações.

O ciclo de atividades, também, contou com a palestra do gestor da APA Dunas do Rosado, Geovane Almeida, sobre Bioeconomia e Economia Criativa em Unidades de Conservação (UCs). Os participantes do encontro, ainda, experimentaram espaços do roteiro turístico do grupo de Turismo de Base Comunitária da comunidade do Rosado, com visita às dunas e apreciação ao pôr do Sol.

Na programação, houve uma Oficina de Bioconstrução a partir da construção balanço para o Ecoposto, criando um equipamento de lazer e ambiente agradável para os comunitários e visitantes. As atividades da semana foram encerradas com o plantio de mudas da espécie pau-sangue (Pterocarpus rohrii), na sede da APA, com instruções aos comunitários e treinamento para equipe do Ecoposto sobre técnicas de manejo.

Fotos: Idema-RN/Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade