A pesquisa CNT/MDA que mostrou alta na popularidade do presidente Jair Bolsonaro também detectou que ele é o 1º colocado na intenção de voto espontânea.
Perguntados em quem votariam para presidente se a eleição de 2022 fosse hoje, 29,1% disseram que em Bolsonaro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 17%.
Pesquisa espontânea é uma modalidade em que o entrevistador não fornece uma lista com nomes de candidatos. O eleitor declara voto em quem quiser.
Dessa forma, nomes que estão no noticiário regularmente tendem a ficar em posições melhores. Não há uma campanha eleitoral em curso para os menos conhecidos se apresentarem.
O 3º colocado, Ciro Gomes (PDT), ficou em patamar bem mais baixo que os 2 que encabeçam as intenções: 3,5%. Ele é seguido pelo ministro Sergio Moro, com 2,4%.
Candidato em 2018 pelo PT, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad aparece na 5ª colocação, com 2,3%. Apontado como possível candidato em 2020, o apresentador de TV Luciano Huck figura na 7ª colocação, com 0,5% das intenções de voto.
Leia a lista completa:
Metodologia
Foram realizadas 2.002 entrevistas de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. Leia a íntegra.
Com informações Poder 360