O Instituto Desbravadores da História realiza na noite desta sexta-feira, 26, em Areia Branca, uma apresentação detalhada da produção em curso de filme-série “O Segredo das Areias”, feito para a televisão. Trata-se de um resgate histórico em Mossoró e região litorânea.
Neste último final de semana de setembro, a equipe (expedição) estará executando a ultima etapa em terra da primeira temporada de o “O Segredo das Areias”, com uma programação que começa nesta sexta, às 19h, no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, em Areia Branca, onde fará uma apresentação do contexto geral, coffee-break e alguns dos cientistas envolvidos estarão abertos a entrevistas.
Neste sábado, 27, haverá uma agenda de gravações pela manhã no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), em Natal, e na Fortaleza dos Reis Magos. À tarde, gravação com Daliana Cascudo, no Ludovicus, e em Extremoz, na Ponta Francesa.
No domingo, 28, a equipe estará às 7h30 na praça do mercado, no local do obelisco, onde o mais famoso geofísico do Brasil usará alta tecnologia para resolver o que de fato existe (uma lenda urbana ou a cápsula do tempo). Depois, vai ao museu, antiga cadeia colonial e uma salina cujo os apontamentos indicam uma construção do período neerlandês.
Dando continuidade à agenda, a equipe segue para Grossos e à tarde estará no povoamento de Mata Fresca, distrito de Aracati (CE).