Incêndio em boate no interior do Rio Grande do Sul foi o segundo mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil

KISS antesImagem mostra a fachada da boate Kiss, em Santa Maria, antes de incêndio (Foto: Google Street View)

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou pelo menos 233 mortos na madrugada deste domingo, 27, foi o segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.

O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.

Outras milhares de pessoas ficaram feridas por queimaduras de segundo e terceiro graus ou pisoteadas na correria após o incidente. A maioria das vítimas foram crianças.

O número de vítimas até o momento já é maior que o incêndio no edifício Joelma, em 1974, que deixou 188 mortos e foi o maior incêndio do Estado de São Paulo e agora o terceiro maior do Brasil.

A tragédia em Santa Maria foi a quinta maior do Brasil, se considerados também os acidentes aéreos e os desastres naturais. O maior número de mortos em apenas um único fato no Brasil foi em janeiro de 2011, quando mais de 900 pessoas morreram em chuvas na Região Serrana do Rio.

Tempestades também foram a causa do segundo, do terceiro e do quarto maiores desastres brasileiros. Mais de 500 pessoas morreram na região metropolitana do Rio, no fim de 1966 e no início de 1967, e 465 foram vítimas de uma série de chuvas em Caraguatatuba (litoral norte de SP), em março do mesmo ano.Relatives of victims from a fire that broke out at a nightclub weep, during their funeral in Santa Maria, 550 Km from Porto Alegre, southern Brazil on January 27, 2013. At least 232 people died and 131 were injured early Sunday when a fire tore through a nightclub packed with university students in the southern Brazilian city of Santa Maria, police said.  AFP PHOTO /  Jefferson BERNARDES              Tragédia na Boate Kiss deixou 233 mortos, sendo 120 homens e 113 mulheres (Foto/Reprodução: Portal G1)

Há dois anos, 256 pessoas morreram após as chuvas de 6 de abril no Rio e em Niterói, em especial no deslizamento do morro do Bumba, um antigo lixão na zona norte niteroiense.

O incêndio na boate Kiss ainda supera os três maiores desastres aéreos brasileiros – o acidente com o voo 447 da Air France em 2009 (228 mortos), o voo JJ3054 da TAM em Congonhas (199) e a colisão do voo 1907 da Gol em Mato Grosso (154).

Fonte: Com informações do Portal UOL

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *