Luciano Oliveira - [email protected]

O trabalho preventivo e profilático vai atingir todo o município (Foto: Assessoria de Comunicação - PMAB)

Imprensa de Mossoró destaca trabalho preventivo e profilático da Prefeitura de Areia Branca

Ação vai atingir todo o município (Foto: Assessoria de Comunicação – PMAB)

A iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, de realizar quimioprofilaxia, ou seja, entregar medicamento de contenção ao coronavírus na casa de pacientes do grupo de risco, foi destaque na imprensa de Mossoró. O tema rendeu uma reportagem demorada no principal programa jornalístico da Super TV, com participação do secretário municipal de Saúde, Alexandre Inácio.

Por meio de uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca, a ação iniciou na segunda-feira, 22, pela zona rural do município.

O trabalho preventivo e profilático consiste na entrega de medicação que faz parte do protocolo de tratamento para que o vírus tenha contenção conforme orienta doutores em infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que prestam consultoria neste período de pandemia do coronavírus aos profissionais de saúde do município.

A quimioprofilaxia baseia-se em estudos in vitro, que mostram sua intensa ação antiviral e em estudos clínicos observacionais. Idosos institucionalizados que aderem a profilaxia apresentam quadros clínicos mais leves ou totalmente assintomáticos. Os grupos de risco para Covid grave quando adoecem, muitas vezes, necessitam de internação em UTI e apresentam elevada letalidade.

A medida terapêutica tem sido proposta em outros estados do Brasil, com o intuito de tentar reduzir internações, entubação e mortalidade. É importante frisar que a Secretaria de Saúde disponibiliza a medicação, sendo a decisão de aderir ou não do paciente ou do seu médico.

O procedimento vai atingir todo o município e a entrega ocorrerá diariamente seguindo calendário elaborado pela Secretaria de Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade