Luciano Oliveira - [email protected]

II Ursap realizará encontro para discutir estratégias para a campanha de vacinação contra a poliomielite

LIDIANE GARCIA, DA II URSAPLidiane Garcia, gerente da II Ursap, prepara encontro para tratar da campanha na jurisdição (Foto: Divulgação)

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) com sede em Mossoró, por meio do Programa Regional de Imunizações e as Secretarias Municipais de Saúde, realizará segunda-feira, 3, às 9h, no auditório daquela unidade, uma reunião para discutir estratégias para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2015 e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

O evento será direcionado aos coordenadores do Programa Municipal de Imunizações e vacinadores. Estarão presente à reunião a gerente da II Ursap, Lidiane Garcia, o coordenador da Equipe Técnica, Thiago Medeiros de Souza, e os técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Lucinete Almeida e Jorge Motta. São esperadas 52 pessoas. O slogan da campanha é: “Vacinação Contra a Paralisia Infantil.Você é o protetor do seu filho!”

“O objetivo da campanha é manter coberturas vacinais maiores ou iguais a 95% contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, promovendo a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evitar formação de bolsões de não vacinados”, disse a responsável pelo Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Lucinete Almeida. A meta mínima é vacinar 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada.

Jorge Motta, responsável pela logística do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, informa que as doses das vacinas ainda não chegaram na sede da Ursap e que todos os municípios da jurisdição foram notificados sobre a realização da reunião.

O Ministério da Saúde (MS) realizará de forma integrada e articulada às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, no período de 15 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2015 e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 15 de agosto, o dia de divulgação e mobilização nacional.

O grupo alvo na campanha contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, aproximadamente 39.327 crianças na jurisdição da II Ursap, e a meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal em cada município, com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente de ter sido vacinada em outra situação. O grupo alvo para a campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade.

Situação epidemiológica da poliomielite

Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país. Destaca-se que em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 125 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão). Sem esse esforço internacional, mais de 10 milhões de pessoas teriam sido afetadas pela poliomielite.

“É fundamental informar e sensibilizar os profissionais de saúde, autoridades e gestores em saúde e toda a sociedade sobre os riscos de reintrodução do poliovírus selvagem e da importância da manutenção de altas coberturas vacinais para que o Brasil continue livre do poliovírus selvagem”, alerta a gerente da II Ursap, Lidiane Garcia.

Estimativa populacional (crianças alvo da vacinação) dos municípios da II Ursap

Crianças de 6 meses a 1 ano a 4 anos: Mossoró ( 17.813 crianças ); Assu (3.489); Apodi (1.992); Baraúna (1.964); Areia Branca (1.618); Caraúbas ( 1.220); Ipanguaçu (1.150); Upanema ( 914); Serra do Mel ( 910); Alto do Rodrigues (831); Governador Dix-Sept Rosado ( 777); Pendências (764); Angicos (716); Carnaubais (701); Campo Grande (606); Grossos (570); Itajá ( 550); São Rafael ( 449); Porto do Mangue (372); Janduís (365); Felipe Guerra (291); Tibau (291); Messias Targino (275); Triunfo Potiguar ( 279); Paraú ( 241) e Fernando Pedroza (179). Total geral: 39.327 crianças.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade