Luciano Oliveira - [email protected]

Jorge Motta é um dos coordenadores do encontro (Foto: Reprodução)

II Ursap realiza reunião para discutir estratégias para a Campanha Nacional de Multivacinação

Jorge Motta é um dos coordenadores do encontro (Foto: Reprodução)

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunizações realiza segunda-feira, 4, às 8h30, no auditório da unidade de saúde, com sede em Mossoró, uma reunião preparatória para a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, direcionada aos coordenadores municipais do Programa de Imunizações e vacinadores dos 26 municípios da jurisdição da II Ursap. Estarão coordenando a reunião os técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Motta e Lucinete Almeida. São esperados para o evento 56 participantes.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e II Ursap articuladas com as secretarias municipais de Saúde, realizarão no período de 11 a 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 16 de setembro, o dia de divulgação e mobilização nacional.

“São objetivos da campanha resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, pportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis”, informa o técnico do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Motta.

“A vacinação será de forma seletiva para a população alvo, desta forma não há meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período”, disse Jorge Motta.

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, da Sesap e secretarias municipais de Saúde. Para maior adesão, ações de divulgação e mobilização social à população serão realizadas durante a campanha.

“As crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo o momento. Pais e responsáveis devem ser incentivados a trazerem a caderneta de vacinação da criança ou adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal,” conclama a técnica do Programa de Imunizações da II Ursap, Lucinete Almeida.Conforme

Conforme o gerente da II Ursap, Ruidenberg Ferreira Souto, “Dr. Beguinho”, a multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunizações vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

A estratégia, segundo Dr. Beguinho,  é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo, nesta oportunidade são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. “Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação”, concluiu o gerente da II Ursap.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade