A governadora Fátima Bezerra (PT) inaugura nesta quinta-feira, 25, às 15h30, mais uma unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), desta vez em Areia Branca.
Mais que uma conquista extraordinária para o município e a região, o IERN Unidade Areia Branca terá um significado especial para a cidade: receberá o nome do Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, que faleceu em 5 de janeiro de 2016, aos 59 anos.
A homenagem ao saudoso Professor Lacerda, que teve atuação marcante no município como diretor escolar e secretário municipal de Educação, é uma proposição da deputada estadual, Isolda Danas (PT), aprovada à unanimidade pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Justificativa
Na justificativa da matéria, a deputada Isolda Dantas fez referências à trajetória pessoal e profissional do educador. Leia:
“É com grande honra que submetemos à apreciação desta Casa Legislativa o presente Projeto de Lei que visa denominar o Campus do Instituto Estadual de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia do RN (IERN), localizado no Município de Areia Branca de Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe.
Assim, colacionamos abaixo algumas informações e referências acerca da trajetória pessoal e profissional do Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe.
Primeiramente destacamos que em meados dos anos de 1980 o Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe iniciou suas atividades de educador junto ao município de Baraúna/RN vinculado à Prefeitura Municipal em 1984/85. Em seguida, no ano de 1987, logrou aprovação em concurso público para a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte e, ainda assim, seguiu atuando naquela cidade até o final de 1989, oportunidade em que fora transferido para a cidade de Areia Branca/RN.
O Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe era formado em Ciências Sociais e sempre fora um grande leitor. Prosseguindo, salientamos que aos poucos o nosso homenageado fora se direcionando ao mundo da educação que transforma vidas seja por meio desses livros, pelo exemplo dos irmãos mais velhos e/ou de toda a sua família, a qual era constituída em grande parte de educadores(as) inseridos nos ambientes efervescentes da universidade recém-estadualizada.
É nas duas cidades potiguares, Baraúnas e Areia Branca, que o Professor Raimundo Lacerda deixa seu legado como professor mas é, sem dúvida, em Areia Branca que ele busca a concretização de seu desejo como educador, seja na luta sindical ou na gestão da educação municipal. Importante sublinhar que nestes processos o Educador deixou sua marca na luta pela valorização dos professores, pela melhoria das condições das escolas com bibliotecas e refrigeração, pela ampliação da frota de ônibus escolares e informatização das unidades de ensino dentre outras ações que melhoraram significativamente a qualidade da educação e a vida da população.
Um dos grandes marcos de sua administração foi a reconstrução do Centro de Educação Infantil Luiz Breno, um feito histórico para o município àquela época.
Como militante da área educacional, Lacerda trabalhou junto aos mandatos do Partido dos Trabalhadores (PT), especialmente com a então Deputada Federal Fátima Bezerra, para incluir Areia Branca na rede federal de ensino técnico. Ele pleiteou ao Ministério da Educação a instalação de uma unidade do IFRN na cidade.
Os anos se passaram e a Governadora Fátima Bezerra incluiu Areia Branca no projeto pioneiro com uma unidade do IERN, realizando um sonho deste querido professor que se notabilizou pelos trabalhos desenvolvidos junto á comunidade areia-branquense.
Vale mencionar que a trajetória de nosso homenageado incluiu a titularidade da Secretaria de Educação do município e que igualmente laborou como Professor e Diretor da Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz e Coordenador do Núcleo Avançado de Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Areia Branca.
Importante referir que em 2016 o Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe coordenava o polo de Areia Branca do Programa Rede e-Tec Brasil, o qual oferece cursos técnicos gratuitos por meio de plataforma digital (educação à distância) juntamente com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Prefeitura de Areia Branca.
Destarte, tecidas as considerações que se impunham, justificamos a apresentação desta proposição legislativa para fins de denominarmos o IERN de Areia Branca de Professor Raimundo Lacerda Alves Felipe”.
Deputada ISOLDA DANTAS (PT)