Luciano Oliveira - [email protected]

Idosa recebe imunizante da Pfizer

Idosos da Fundação Rita Fernandes recebem vacina bivalente contra a Covid

Idosa recebe o imunizante da Pfizer

As pessoas idosas da Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza, de Areia Branca, receberam na manhã desta terça-feira, 7, a vacina bivalente contra a Covid-19.

A nova geração de imunizantes da Pfizer é destinada, no momento, apenas para grupos de risco, a fórmula imuniza contra o vírus original e as cepas descendentes da variante Ômicron, aumentando os níveis de proteção contra a Covid-19.

Benefício da vacina para os idosos?

Segundo o Ministério da Saúde, “o envelhecimento é um fator de risco importante para doença grave e óbito por covid-19. Com o passar dos anos, a função imunológica, que protege o nosso corpo contra infecções, começa a apresentar queda, torna-se menos eficaz e isso tem relação com a idade”.

E os efeitos adversos da vacina?

Algumas pessoas podem ter dúvidas em receber ou não a vacina bivalente devido aos possíveis efeitos colaterais. No entanto, o que foi observado no pós-vacinação, até o momento, é bastante similar ao que ocorria com as vacinas mais antigas contra a Covid-19, tais como:

* Cefaleia (dor de cabeça)
* Dor no local da injeção
* Inchaço no local da aplicação
* Fadiga
* Febre
* Mialgia (dor muscular)
* Diarreia
* Náuseas

De forma geral, as vacinas salvam vidas, ainda mais quando se analisa os dados referentes à pandemia da Covid-19. Apenas em 2021 — quando as campanhas de vacinação começavam a se disseminar pelo mundo, mas as doses ainda eram limitadas — 19,8 milhões de mortes foram evitadas pelo uso de imunizantes do coronavírus em todo o mundo, segundo pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido.

No caso brasileiro, cientistas do Observatório Covid-19 Brasil estimaram que as imunizações evitaram a morte de mais de 63 mil idosos nos primeiros 8 meses daquele ano. Em paralelo, as vacinas evitaram 158 mil a 178 mil hospitalizações de idosos no mesmo período.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade