Joventina Maria da Silva Santos, conhecida como Dona Jovem, completou 103 anos em 9 de agosto e comemorou com uma festa temática inspirada no “morango do amor”, o doce que viralizou nas redes sociais. A notícia é do g1 RN.
A celebração ocorreu em Parelhas, no Seridó potiguar, onde a aniversariante nasceu e mora até hoje.
“Como ela é um doce e o amor da vida da gente, transformamos o morango do amor no tema da festa”, disse a neta Vitória Moraes, uma das organizadoras da celebração.
Apesar do morango do amor ser novidade, as comemorações especiais para Dona Jovem começaram aos 99 anos, quando a família decidiu marcar cada aniversário com um tema que representasse momentos ou características da aniversariante.
A organização fica a cargo da neta Vitória Moraes e do irmão dela, que buscam combinar tradição, cultura e memórias pessoais em cada festa.

“Fizemos o aniversário dela aos 99 anos, personalizado com a cantora Rita Lee, tanto pelo caráter como pelo figurino estratégico de representação da cantora, que em muito personificava a minha avó, de vanguarda para o seu tempo”, explicou Vitória.
No aniversário de 100 anos, a celebração teve a inspiração da personagem Maria Bonita, símbolo da resistência nordestina, representando a trajetória da aniversariante que enfrentou períodos de seca, incluindo momentos em que comeu xique-xique torrado para sobreviver.
No aniversário seguinte, aos 101 anos, Dona Jovem acompanhou a tendência rosa da Barbie e ganhou uma festa com a temática da boneca, chegando a ser “guardada” em uma caixa personalizada.

Aos 102 anos, a celebração incluiu uma viagem para a capital do Estado, Natal, onde teve a oportunidade de conhecer restaurantes, cafeterias e participar de uma transformação no visual.
Para os 103 anos, a escolha foi pelo tema “morango do amor”, inspirado na “febre gastronômica do momento”.
Vitória conta que Dona Jovem é uma mulher sertaneja de fé, força e resistência, que participa ativamente das festas. “Ela se sente privilegiada e feliz ao lado da família, que lhe dedica esses momentos”, afirma.