Luciano Oliveira - [email protected]

elaborarmos um diagnóstico mais substancial dos impactos desses resíduos em nosso litoral (Foto: Sandro Menezes;Assecom-RN)

Idema realiza vistoria em áreas do litoral potiguar afetadas por resíduos de óleo

As equipes vão elaborar um diagnóstico dos impactos dos resíduos no litoral (Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN)

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), iniciou uma vistoria no litoral potiguar, na manhã de sexta-feira, 11, para visitar as áreas afetadas pelas manchas de óleo, surgidos na região litorânea do Nordeste no mês de setembro. O principal objetivo é averiguar o impacto desses materiais nos locais, se há novas ocorrências de óleo, e como as prefeituras estão procedendo diante dos fatos nas praias.

Para as vistorias, foram montadas duas equipes, divididas em Litoral Norte e Litoral Sul do RN, e aconteceu, também, no sábado, 12. Cada grupo foi composto por representantes da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), do setor de Geoprocessamento e também da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea). Durante as vistorias, as equipes utilizaram drones e também aplicaram um questionário com a população local para se obter mais informações sobre os impactos.

De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o principal objetivo é o detalhamento da situação do Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo um levantamento detalhado dos trechos atingidos, em extensão. Além das orientações às Prefeituras e dos trabalhos de educação ambiental, decidimos realizar um monitoramento, no sentido de unir esforços para elaborarmos um diagnóstico mais substancial dos impactos desses resíduos em nosso litoral. Necessitamos de informações mais elucidativas, além do relatório a nível federal”, relatou o diretor.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul, Larissa Santos, as manchas pegaram o município de surpresa, mas a resposta veio com agilidade. “Logo que as primeiras manchas foram percebidas, agentes da prefeitura se uniram a comunitários e comerciantes locais para recolher o resíduo betuminoso da melhor maneira possível. As últimas ocorrências já fazem duas semanas, então, acreditamos que não virão mais resíduos para nossas praias”, explica a técnica. O município de Tibau do Sul recolheu aproximadamente 2 toneladas e meia de resíduo betuminoso.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo Idema, o órgão publicou no mês de setembro, com apoio da Prefeitura de Tibau do Sul, uma Nota Técnica orientando a população e as demais Prefeituras de como manusear o material e a destinação adequada desses resíduos betuminosos. O Instituto também produziu um manual educativo, distribuído pelas equipes do órgão à população de algumas praias atingidas, em caso de como as pessoas devem proceder, caso encontrem as manchas escuras ou animais atingidos na praia.

Reunião nesta segunda-feira

O Idema provocou uma reunião para esta segunda-feira, 14, às 10h, no auditório da Governadoria, e convidou instituições envolvidas, entre prefeituras e entes a nível municipal, estadual e federal. A reunião é convocada sob a luz dos fatos ocorridos pela deposição dos resíduos betuminosos encontrados nas praias. Na ocasião, o Idema apresentará os resultados das vistorias realizadas na sexta e sábado, além das atividades do órgão frente ao tema.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade