Carlos Eduardo poderá ser eleito no primeiro turno, em Natal
O Ibope divulgou ontem, 5, a terceira e última pesquisa para a Prefeitura de Natal antes do primeiro turno das eleições, neste domingo, 7, que aponta o candidato Carlos Eduardo (PDT) com 44% das intenções de voto, seguido por Hermano Morais (PMDB), com 18%.
Fernando Mineiro (PT) tem 13%, Rogério Marinho (PSDB), 7%, Robério Paulino (PSOL), 3%, e Roberto Lopes (PCB), 1%. Dos entrevistados, 10% afirmaram que votariam branco ou nulo, e outros 4%, não sabem.
A pesquisa foi realizada em Natal, entre os dias 3 e 5 de outubro, e ouviu 805 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Nesta pesquisa, Carlos Eduardo manteve o mesmo percentual de intenções de voto das duas pesquisas eleitorais anteriores, 44%, divulgadas nos dias 5 e 21 de setembro. Já Hermano Morais apareceu na primeira pesquisa com 19%, oscilou para 21% e oscilou novamente para 18%, dentro da margem de erro de três pontos da pesquisa.
Fernando Mineiro foi o candidato que mais cresceu nos últimos levantamentos do Ibope. Dos 5% conquistados na primeira pesquisa, ele passou para 9% na segunda e agora tem 13%.
O tucano Rogério Marinho saiu de 4% na primeira pesquisa, fez 7% na segunda e manteve o mesmo percentual na terceira. Robério Paulino foi de 1% na primeira, para 2% na segunda e agora tem 3%. Roberto Lopes continua mantendo 1%.
O instituto também fez a simulação do segundo turno entre Carlos Eduardo e Hermano – já que os dois aparecem nas duas primeiras colocações. A pesquisa apontou que o candidato do PDT venceria a eleição com 50% dos votos contra 29% de Hermano. Nesta, brancos e nulos somariam 16% e os indecisos 5%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), com o número RN-00215/2012. (Com informações de Elendrea Cavalcante, do UOL, em Natal).