A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai investir em torno de R$ 150 mil na ampliação do número de leitos no Hospital Sara Kubitschek, que passará a contar com 40 unidades.
A área da saúde ainda será contemplada com a chegada de um veículo tipo Van Adaptada, destinado ao transporte dos usuários atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER).
A boa notícia foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Alexandre Inácio, durante entrevista concedida no programa “Nossa Areia Branca” do último dia 14, apresentado na Rádio Costa Branca – FM 104,3 a partir das 12h30.
No programa conduzido pelo jornalista Ledson França e que tem a participação de Hanani Ferreira e Elisângela Lemos, o secretário Alexandre Inácio fez uma espécie de prestação de contas das principais ações da prefeita Iraneide Rebouças (PSD) na área da saúde.
Na entrevista, Alexandre revelou um fato que poderia ter desencadeado um colapso na saúde pública local, não fossem as medidas adotadas pela prefeita Iraneide logo que assumiu a gestão em janeiro de 2017. O Hospital Sara Kubitschek estava completamente sucateado, com risco de fechar as portas.
Para evitar esse prejuízo à população, a nova gestão teve que implementar ações imediatas, introduzindo uma série de melhorias para garantir a unidade hospitalar em funcionamento.
Além de melhorar a estrutura física do prédio com pintura geral e reparos nas instalações hidráulica e elétrica, várias adequações precisaram ser feitas para que o hospital não fosse interditado pelo Ministério Público.
Necessidades antigas reclamadas pelos usuários do hospital foram solucionadas, como a aquisição de gerador de energia, equipamento de reanimação cardíaca, laboratório de análises clínicas e oferta de pequenas cirurgias. “Em breve, no hospital, serão realizadas cirurgias de médio porte”, adiantou Alexandre Inácio, acrescentando que a gestão vai formular convite aos municípios da região para a pactuação das cirurgias com Areia Branca, assim que o centro cirúrgico for reaberto. (Com informações jornalista Ledson França/Programa “Nossa Areia Branca”).