Luciano Oliveira - [email protected]

Cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com Cel. Liberalino, Centro (Foto: Maria Silva)

Homenagens póstumas a pessoas da cidade é uma tendência nacional e seria um reconhecimento aos areia-branquenses ilustres

Cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com Cel. Liberalino, Centro (Foto: Maria Silva)
Cruzamento das ruas Barão do Rio Branco com Cel. Liberalino, Centro de Areia Branca (Foto: Maria Silva)

Justo. Justíssimo que pessoas que muito fizeram pelo desenvolvimento do seu município recebam homenagens póstumas, tendo seus nomes oficializados em avenidas e ruas da cidade.

Por esse Brasil afora os poderes Executivo e Legislativo em comum acordo estão denominando órgãos e logradouros públicos com nomes de cidadãos locais. Pessoas que estão sendo homenageadas por sua dedicação e entrega em sua profissão e contribuição com o desenvolvimento de sua cidade.

Em Areia Branca, existem ruas, praças, avenidas, becos e largos que têm nomes de personalidades do cenário político e religioso do país, principalmente. Outros nomes, ligados a personagens e acontecimentos locais, existem apenas em alguns setores.

É até compreensível que Areia Branca possua ruas com nomes que remetem à antiguidade, isso porque não havia ainda muitos fatos históricos na época em que o município estava se moldando à condição de cidade.

Os navegadores que por aqui aportaram e mesmo os primeiros moradores da cidade começaram a dar nomes às ruas sob influência dos fatos da época. Com o período colonial e o advento das grandes batalhas ganharam nomes de ruas em Areia Branca, figuras como Marechal Deodoro, Floriano Peixoto, Barão do Rio Branco, Jorge Caminha, entre outros.

Mas o município possui denominações curiosas. Um bairro inteiro da cidade, o Nordeste, tem suas ruas com nomes de capitais nordestinas (ruas Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Sergipe…). As ruas da vila-praia Paraíso, têm nomes que remetem a sentimentos, como Rua do Amor, Rua da Alegria, Rua da Felicidade. E mais recentemente a Câmara aprovou a denominação “Bairro Ilha Bom Jesus” para a área habitacional antes denominada “Klintolândia”, cujas ruas têm nomes com referências religiosas.

Readaptação 

O complicador na alteração dos atuais nomes de órgãos e logradouros públicos é a readaptação dos moradores em relação à nova denominação nesses locais. Além da questão documental de estabelecimentos comerciais, endereçamento postal, tarifas de água, luz e telefone, entre outros que também terão que substituir os atuais nomes das ruas pelas novas denominações.

Mas é válido homenagear os filhos ilustres de Areia Branca que se destacaram na política, na literatura, na música, no esporte, no setor empresarial, na educação, entre outros, uma vez que o município importou para diversos países o talento de areia-branquenses que brilharam e deixaram saudades.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade