Luciano Oliveira - [email protected]

Bela imagem capturada pelas lentes de Maria Silva, servidora pública estadual e amante da fotografia

Homenagem àqueles que se dedicam a fazer captura de belas imagens e torná-las eternas

Bela imagem capturada pelas lentes de Maria Silva, de Areia Branca, servidora pública estadual e amante da fotografia

Neste 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, o site abre um parêntese para homenagear todos os profissionais e amantes da fotografia em Areia Branca. Essa belíssima arte que está cada vez mais ao alcance de todos, ainda tem o mesmo e belo objetivo do início de sua descoberta: registrar o momento de um olhar.

A palavra fotografia significa “desenhar a luz” em grego e ganhou diferentes interpretações ao passar dos anos. Seja a partir de câmera analógica, de uma lente teleobjetiva ou dos sensores de um celular, a fotografia tem um protagonista tão importante quanto o seu dispositivo: o fotógrafo.

Em 19 de agosto de 1839, ocorria a apresentação do daguerreótipo, apelido da imagem gerada pelo protótipo de câmera criado por Louis Jacques Mandé Daguérre. A data foi internacionalizada como o Dia Mundial da Fotografia. O processo criado por Daguérre não foi o único daquele período, mas foi cedido ao governo francês e, por isso, tornou-se popular no Ocidente. Cada registro consistia em uma imagem fixada sobre uma placa de cobre ou material similar sobre uma camada de prata, formando uma superfície espelhada. Meses depois, em janeiro de 1840, chegava o primeiro daguerreótipo no Brasil, que é comemorado em janeiro no Dia Nacional do Fotógrafo.

Parabéns a todos fotógrafos profissionais e amadores e amantes da fotografia, que se dedicam a fazer captura de belas imagens e torná-las eternas. Eternas como os clicks (imortalizados) de Antônio do Vale, Balbino, Chico do Foto, Dionísio, Maria Fotógrafa, Ribamar Dantas, Jason França, “Jesus”, advogados Cid Bezerra Filho e Dario Lima, e Maria Silva – Dorinha, Afrânio Mesquita, Evandson Bernardo, Ângelo Vale, Willgton Costa, Allysson Gideony, André Cassiano, Cláudio Junior, Francisco Soares, Genário Freire, Júlio Leão, Marcelo Maux… e incontável número de pessoas pelo mundo que a cada segundo clica alguma coisa ao seu redor.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade