O Grupo Maritacaca de Artes, da cidade de Areia Branca, na Costa Branca potiguar, vem se destacando com suas produções nas mais diversas áreas artísticas. Criado em 2020, no período pandêmico, por um grupo de profissionais formados nas áreas do Teatro, Música, Dança, Educação Física, História e Serviço Social. O grupo tem trabalhado em produções artísticas, que tratam de incentivar a fruição e promoção de produtos culturais, referentes ao litoral norte-rio-grandense e suas subjetividades. O grupo é responsável por produções autorais, que tenham suas assinaturas protagonizadas por artistas areia-branquenses.
O Maritacaca já promoveu obras como um EP de música autoral, vídeo dança, curta metragem, publicação de história em quadrinho e oficinas de formação artística gratuitas. Agora, os profissionais estão preparando o seu primeiro espetáculo teatral intitulado “Trupe do Sertão: no rasto do mar”. Uma obra autoral, que visa contar a história de um grupo mambembe de teatro que compartilha com humor e poesia, os desafios materiais e psicológicos do fazer artístico pelas camadas populares.
E, aparentemente, a qualidade da produção chamou a atenção dos produtores teatrais na capital, Natal. A convite da Godiva Produções, o grupo foi selecionado para se apresentar na 2ª edição do Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar, que ocorrerá no período de 1º a 10 de novembro, onde o Grupo Maritacaca irá apresentar a esquete do espetáculo.
Personagens Chorinho, Garboso e Estella
“Esse é um momento ímpar, uma oportunidade especial de levar esse pedaço tão importante do fazer cultural de Areia Branca para o circuito teatral do Estado”, declara em tom de entusiasmo um dos integrantes do grupo.
Para viabilizar sua ida à capital, participar do festival, o Grupo Maritacaca está no meio de uma essencial campanha para arrecadar fundos para a compra de materiais que possam auxiliar em questões de figurino, cenário, alimentação, hospedagem, e maquiagem.
Os artistas do Maritacaca, que é um coletivo independente, assume uma responsabilidade histórica com a cultura de Areia Branca, querendo levar um pedacinho de cada apoiador da cultura local com eles nessa apresentação. A chave Pix para a doação é [email protected] no nome de Edvânia Rodrigues. Qualquer valor será celebrado.
É chegada a hora de apoiar a cultura local!
Espetáculo: “Trupe do Sertão: no rasto do mar”
Direção: Abner Souza
Dramaturgia: Jefferson Souza
Produção: Dayane Cassiano
Elenco: Abner Souza, Allyerly Dantas e Vaninha Rodrigues
Design Gráfico e Comunicação: Lidja Fontes e Renan Silva
Fotos: Divulgação/Grupo Maritacaca