Grupo da prefeita Iraneide Rebouças deverá eleger com facilidade o novo presidente da Câmara

Sede do Legislativo areia-branquense (Foto: Luciano Oliveira)

Por Luciano Oliveira

Faltando pouco mais de 20 dias para a posse dos eleitos em 15 de novembro de 2020 para a Prefeitura e Câmara Municipal de Areia Branca, o fato político mais relevante neste período é a escolha da futura Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2021-2022.

Com uma bancada de 7 vereadores para a próxima legislatura, o grupo da prefeita reeleita Iraneide Rebouças (PSDB) só não comandará a Câmara Municipal nos próximos quatro anos, se não quiser. União e consenso são as palavras de ordem para o grupo eleger o próximo e o futuro (2022-2024) presidente da Casa.

A oposição com 4 vereadores tem um caminho mais longo a percorrer até chegar à presidência do Legislativo. Lá, o vereador eleito Sandro Góis (PV) já presidiu a Câmara. O vereador reeleito (bicampeão de votos – 2016 e 2020) Renan de Dijalma (PC do B) é o atual vice-presidente da mesa diretora. A vereadora reeleita Rebeca Melo (PSB) foi segunda secretária da atual mesa, mas renunciou ao posto por decisão própria. O novato Dacio Filho (PSB), uma grata surpresa entre os 11 eleitos em novembro passado, não deve ter essa ambição (agora) de tentar a presidência.

Maioria absoluta e afinado com o Executivo, o G7 (grupo dos 7 vereadores da situação) deverá eleger com facilidade o novo presidente da Câmara. E bons nomes também não faltam. Entre veteranos e novatos, todos têm capacidade para exercer a função e ajudar a prefeita Iraneide Rebouças a realizar as ações planejadas para a nova gestão que inicia em 1º de janeiro de 2021.

No G7, o vereador reeleito Ruidenberg Ferreira Souto Filho, “Kinho de Beguinho” (PSD), foi presidente da Câmara no biênio 2017-2018. Neste grupo, tem mais dois vereadores reeleitos: Waguinho Tavernard (PSDB) e Alderí Batista (PSDB) que vai exercer o oitavo mandato consecutivo.

Os outros quatro são novatos, vão para o primeiro mandato: Celso Uchoa (PL), Fátima Luz (PSDB), Chiquinho da Redonda (PSDB) e Clécio do Hospital (PSD).

Qualquer um desses, poderá ser o futuro presidente do Legislativo areia-branquense. Não dá para imaginar outro cenário.

Se bem que eleição de presidente de Câmara é sempre uma caixinha de surpresas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *