Luciano Oliveira - [email protected]

Grupo Cultural Nordeste Junino desenvolve importante trabalho social com os jovens

<SAMSUNG DIGITAL CAMERA> Nordeste Junino é um dos destaques entre os grupos estilizados da região

Há 11 anos o Grupo Cultural Nordeste Junino realiza um trabalho que vai além das apresentações nos arraiais juninos. O grupo também faz sua parte nas culturas junina e nordestina divulgando ações de suma importância na luta por um Nordeste melhor e por um Brasil mais justo.

Sob a presidência de Júnior Barros, o grupo mantém um número expressivo de jovens envolvidos nas tarefas que vão desde os ensaios, a preparação do figurino e a realização de eventos socioculturais com o objetivo de angariar recursos para assegurar a participação daqueles que não tem condições financeiras, nas apresentações durante as festividades juninas.

Segundo o presidente Júnior Barros, na prática o grupo realiza um importante trabalho social, pois mantendo os jovens ocupados está tirando-os das ruas, afastando-os dos riscos aos quais ficam expostos e ao mesmo tempo tirando-os da ociosidade.

Júnior Barros lamenta o fato de muitas pessoas ainda não conhecerem o trabalho do grupo. “Alguns pais acham que estando seus filhos participando de quadrilha junina, que é o foco nosso grupo, eles estão envolvidos com drogas, álcool, prostituição… Mas pelo contrário, nós realizamos nossos ensaios das 21h às 23h, de segunda a sábado. Isso significa que os jovens passam em torno de duas horas conosco, isso longe de todo tipo de malefício. Trata-se de um fator muito positivo que deve ser levado em consideração pelos pais”, reforça.

O Grupo Cultural Nordeste Junino é um dos mais tradicionais da região e todos os anos participa das festas juninas em Areia Branca e nos diversos municípios potiguares onde realizam competições. Ao longo de sua trajetória o grupo já alcançou colocações, como 11° lugar no Mossoró Cidade Junina 2008, 4° colocado no São João de Assú 2008, 14° colocado no concurso Inter TV Cabugi 2008, 13° no concurso Quartocentão da TV Ponta Negra, e 2° no concurso da prefeitura de Macau, entre outras.

Agora em 2011, o Grupo Cultural Nordeste Junino escolheu o tema “Na magia do São João vou plantar mistério no seu coração”. O dirigente Júnior Barros diz que a empolgação já tomou conta da turma durante os ensaios. “Cada ensaio é como se estivéssemos participando de uma nova competição. A coisa é levada a sério e todos sabem da responsabilidade. Por isso estamos trabalhando duro, mas com a certeza que iremos proporcionar muitas alegrias, além das surpresas em cada apresentação. Vamos representar Areia Branca por aí afora com o melhor e mais animado grupo de quadrilha junino estilizado”, conclui.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade