
Se não fosse o vírus ainda estar circulando, Grossos teria motivos para comemorar os resultados alcançados com as medidas adotadas pela prefeitura para conter o avanço do coronavírus no município.
O prefeito José Maurício Filho, “Mauricinho” (MDB), reconhece que a luta é grande, mas com as ações eficazes que a gestão vêm realizando e a população colaborando, a batalha será vencida. Mas todos têm que se conscientizarem que a pandemia continua, por isso, só saia de casa se for necessário e de máscara. Evite aglomerações. É preciso continuar o combate à doença.
Além das ações permanentes, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no mês passado um mutirão de testes do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo foi testar pessoas classificadas como “casos suspeitos” para a doença, diminuindo o número desses casos e assim controlando a transmissão do vírus na cidade.
Além da chamada testagem em massa, a Prefeitura de Grossos ainda fez distribuição de kits contendo materiais utilizados no combate à Covid-19, como máscaras, álcool em gel e verificadores de temperatura.

Entre os beneficiados com mais essa iniciativa do governo municipal para combater o vírus, estão igrejas e congregações que atuam no município. Uma dessas entregas realizada na sede do Executivo, foi coordenada pelo secretário geral, João Dehon, e pela secretária municipal de Saúde, Maria de Fátima, “Fatinha”.
O secretário João Dehon justificou a medida como uma ação de apoio da gestão municipal às igrejas e congregações que a partir do dia 17 de julho retomaram as atividades em suas sedes, templos e pontos de pregação, em conformidade com as orientações das autoridades sanitárias.
Os itens distribuídos foram adquiridos com os recursos recebidos pelo município para o enfrentamento à Covid-19. Recursos esses que estão sendo utilizados com transparência e responsabilidade pela prefeitura. É tanto que o município de Grossos aparece com uma das melhores notas atribuídas pelo sistema criado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) no que se refere a transparência com a aplicação dos valores recebidos pela gestão municipal.

Esse sistema do MPRN acompanha os gastos das prefeituras municipais e do Governo do Estado durante a pandemia. Da nota máxima de 700, Grossos atingiu 623. A nota é atribuída e calculada por meio de fatores como qualidade das despesas realizadas, disponibilização da Aba Covid-19 no Portal da Transparência e qualidade do portal.
Fotos: Matheus Felipe/Assessoria de Comunicação