O governo decidiu manter suspensa a exigência de recadastramento anual de servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) — a chamada prova de vida.
A prorrogação vale até 31 de maio e foi publicada na terça-feira, 16, no “Diário Oficial da União”. Depois desse prazo, segundo o governo, o beneficiário terá que fazer o recadastramento anual no seu mês de aniversário.
A prorrogação não é válida para quem já estiver com o benefício suspenso. Nesse caso, o beneficiário precisará comparecer à agência bancária onde recebe os pagamentos para fazer o recadastramento.
A suspensão da prova de vida foi determinada em março passado, quando tiveram início no Brasil as medidas de isolamento social para conter a disseminação da Covid-19 – e vem sendo prorrogada desde então.
Na semana passada o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também prorrogou a suspensão da prova de vida para os beneficiários do INSS, e divulgou o calendário para retomada desse recadastramento. (Com informações G1).