Em reunião nesta terça-feira, 1º, com representantes dos professores e servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou o envio de projeto de Lei à Assembleia Legislativa instituindo a eleição direta para reitor e estudos para conceder autonomia à instituição.
“Vamos elaborar o projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa substituindo o processo de eleição por lista tríplice e oficializando a eleição direta. E também vamos constituir grupo de trabalho para consolidar o processo da autonomia da universidade. As duas medidas são reivindicações da comunidade universitária, medidas justas e democráticas e que irão contribuir para o fortalecimento da instituição”, afirmou Fátima Bezerra.
A presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Patrícia Barra, avaliou que com estas medidas a universidade será ainda mais respeitada como instituição pública. Para a chefe de gabinete da diretoria, Cicília Maia, as medidas vão assegurar melhorias nos processos de tomada de decisão e agilidade na gestão. Já o presidente da Associação dos servidores técnico- administrativos, Elineudo Melo, considerou que as iniciativas valorizam a universidade consolidando sua atuação junto à sociedade.
Na reunião realizada no auditório da Governadoria a Chefe do Executivo esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto (PC do B), secretários de Educação, Getúlio Marques; de Administração, Virgínia Ferreira; adjunto do Planejamento, Pedro Lima; subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa; presidente do Ipern, Nereu Linhares; e do Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho.
Fotos: Elisa Elsie